"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Destaques

Jornadas Europeias do Património 2018 celebram a Partilha de Memórias

"Partilhar Memórias" é o tema das Jornadas Europeias do Património (JEP) 2018, que em Portugal se realizam nos dias 28, 29 e 30 de setembro.


Já está disponível o 
Programa Nacional. O acesso à maioria das atividades é gratuito. 

Todos os Museus, Palácios e Monumentos sob tutela da DGPC associam-se às comemorações das JEP 2018 com propostas de atividades que decorrerão nestes espaços do nosso património. A entrada nos Museus, Palácios e Monumentos sob tutela da DGPC é gratuita no dia 30 para todos os visitantes e nos dias 28 e 29 para todos os interessados em participar nas iniciativas integradas nas JEP. 

De salientar, mais uma vez este ano, a ampla participação da sociedade portuguesa, concretizada em mais de 1200 iniciativas que decorrerão em 181 concelhos com o envolvimento de cerca de 600 entidades públicas e privadas. Prevê-se que mais de 300 mil pessoas assistam aos eventos programados. 

As Jornadas Europeias do Património, iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, são o evento cultural mais amplamente celebrado e partilhado pelos cidadãos da Europa. A sua natureza pan-europeia contribui para aproximar os cidadãos e realçar o valor do património cultural, alertando para a necessidade da sua contínua proteção através da criação de experiências que promovem a inclusão e fomentam a criatividade e a inovação. 

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), entidade que coordena a programação e divulgação das JEP a nível nacional, convida anualmente as entidades públicas e privadas a associarem-se a estas Jornadas.  

JEP em Ano Europeu do Património Cultural
Neste ano consagrado ao Patrimónioas JEP celebram a importância da partilha de memórias, entendida como fator de cidadania, de dignidade e de democracia. As celebrações, sob diversos formatos (festivais, visitas guiadas, workshops, exposições, espetáculos), prolongam-se desde finais de agosto a outubro, consoante os países. 

A memória é fonte de conhecimento e de pensamento. Esse legado, ao ser transmitido de geração para geração, entre diferentes comunidades e diferentes países, contribui para a construção de um mundo melhor, mais inclusivo e mais tolerante. O objetivo do Ano Europeu do Património Cultural e das JEP é, pois, encorajar cada vez mais pessoas a descobrir e a envolver-se com o património cultural da Europa, reforçando o sentimento de pertença a um espaço comum. 

“As JEP são uma experiência única de celebração da diversidade cultural e das coloridas histórias de uma Europa vibrante e diversa. Este programa cultural é uma ferramenta muito efetiva para estimular a imaginação e promover uma verdadeira participação na vida cultural”, afirma Gabriella Battaini-Dragoni, Secretária-Geral do Conselho da Europa. 

Para Tibor Navracsics, Comissário Europeu para a Educação, Cultura, Juventude e Desporto, “a cultura e o património cultural têm um poder único para aproximar pessoas de diferentes origens, permitindo-lhes compreender e respeitar as suas diferenças – e reconhecer as experiências históricas, culturais e humanas que partilham. Deste modo, espero que as pessoas se apercebam de que é muito mais o que nos une do que o que nos separa”. 

História
Celebradas nos 50 Estados signatários da Convenção Cultural Europeia, as JEP evidenciam a diversidade das tradições e saberes locais, estilos arquitetónicos e obras de arte que, no seu conjunto, constituem o património europeu. Lançadas pelo Conselho da Europa em França no ano de 1985, as JEP são organizadas conjuntamente com a Comissão Europeia desde 1999.

Têm por objetivo promover o conhecimento sobre um passado europeu comum, encorajar o apreço pelos valores tradicionais e inspirar novas práticas de conservação e educação patrimonial. O património cultural foi sempre reconhecido como uma prioridade pelo Conselho da Europa, sendo agora um tema central no contexto da iniciativa Creative Europe, o programa europeu dedicado ao setor cultural e criativo. 

Mais informação:
Portugal/DGPC: www.patrimoniocultural.gov.pt
Portugal – FacebookJEP: https://www.facebook.com/jornadas.do.patrimonio/
European Heritage Days Portal: www.europeanheritagedays.com
Facebook: www.facebook.com/EHDays 
Twitter: @JEP_EHD #EHDs #JEP2018
Instagram: @europeanheritagedays #EHDs #JEP2018 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,810,347