"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património

Reabilitação do Mosteiro de S. Miguel de Refojos

Prossegue a bom ritmo a intervenção no Mosteiro de S. Miguel de Refojos, em Cabeceiras de Basto. 


Arrancaram as obras de beneficiação da fachada principal e das torres sineiras da Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, uma intervenção que inclui também o arranjo do adro, bem como a instalação de um sistema eletrostático de afastamento de aves que tem como objetivo primordial desenvolver uma intervenção completa de proteção e salvaguarda do património edificado, assegurando a sua preservação, presente e futura.

Esta obra de intervenção nas fachadas e torres – à semelhança dos trabalhos de beneficiação das coberturas da Igreja e da ala nascente do Mosteiro que estão em fase final de conclusão – resulta de uma candidatura aprovada no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020) que prevê igualmente a reabilitação do espaço onde antigamente funcionou a livraria, o desassoreamento da Ribeira de Penoutas que visa baixar o nível freático na envolvente ao Mosteiro, bem como a execução do coletor pluvial na Rua Dr. Francisco Botelho (envolvente ao Mosteiro), a criação do percurso de visitação do Mosteiro, entre outras.

Esta mesma candidatura designada ‘Mosteiro de S. Miguel de Refojos, Património Cultural Ímpar’ prevê, ainda, estudos diversos sobre patologias e outros problemas estruturais que afetam o imóvel, sobre a antiga Botica e sobre o sistema hidráulico do Mosteiro para a melhoria do conhecimento científico e histórico deste bem.

De salientar que a obra é cofinanciada no âmbito do Aviso Norte-04-2114-FEDER-000132 do Programa NORTE2020. A candidatura ao Norte 2020 foi apresentada pela Câmara de Cabeceiras de Basto com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte.

(fonte: CM Cabeceiras de Basto)
Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,946,422