"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Colóquios, Conferências e Debates

Debate com Francisco Louçã, Mathias Greffrath e Detlef Gürtler

Trata-se de um novo debate do bem-sucedido ciclo “Quo Vadis, Europa?” que, ao longo de quatro edições, tem vindo a abordar novos desenvolvimentos sociais, políticos ou económicos no espaço europeu, sobre diferentes pontos de vista.

26 Set 2018  |  19h00

Goethe-Institut Lisboa
Campo dos Mártires da Pátria, 37 - 1169-016 Lisboa
Preço
Entrada livre

A 26 de setembro, pelas 19h00, o político português e professor catedrático Francisco Louçã, o sociólogo e escritor alemão Mathias Greffrath, autor da recém-publicada antologia "RE: O Capital: Economia Política no Século XXI”, e o autor e futurologista alemão Detlef Gürtler, encontram-se no Goethe-Institut, em Lisboa.

No ano em que se celebra o bicentenário do nascimento de Karl Marx, e 150 anos após a publicação de “O Capital”, é importante perceber as transformações que as tecnologias digitais operam em sociedades e economias tão distintas como são os casos de Portugal e Alemanha, e pensar em conjunto as eventuais consequências para o futuro da Europa daquela que é considerada a quarta revolução industrial.

De acordo com Mathias Greffrath, a concentração do poder económico e financeiro, o gradual desaparecimento das profissões tradicionais e a ameaça do desemprego crónico são apenas algumas das tendências desta revolução sobre as quais os vários escritos de Karl Marx poderão fornecer ideias e ferramentas teóricas sobre como enfrentar as mudanças sem abandonar as conquistas sociais da modernidade europeia.

Mas conseguirão as obras da época explicar o capitalismo digital atual? Um capitalismo em que as tecnologias digitais transformam profundamente o trabalho e a produção, e em que as "cinco grandes" empresas de Silicon Valley dominam cada vez mais o mercado global? 

Estas serão algumas das questões abordadas neste debate cuja moderação estará a cargo de Sandra Monteiro, editora-chefe da edição portuguesa do jornal “Le Monde Diplomatique”, e que terá, como é habitual, entrada livre e tradução simultânea alemão-português.

BIOGRAFIAS

Francisco Louçã é um economista e político. Foi coordenador do Bloco de Esquerda de 2005 a 2012. É atualmente professor catedrático do departamento de economia do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa e publicou entre outros “The Years of High Econometrics” (Routledge), "Histories on Econometrics" (Duke University Press), "A Dividadura" e "A Solução Novo Escudo".

Mathias Greffrath estudou sociologia e psicologia. Foi jornalista na rádio e nos jornais “Die Zeit” e “Die Wochenpost”. Trabalha há duas décadas como autor freelancer de artigos e de peças de rádio. Nos últimos anos, para além de lidar com as questões económicas, debruçou-se sobre a história do Iluminismo, o futuro do trabalho e a imagem humana na investigação sobre o cérebro. Em 2017 publicou a antologia “RE: O Capital: Economia Política no Século XXI“.

Detlef Gürtler é investigador sobre futurologia no Instituto Gottlieb-Duttweiler na Suíça e jornalista da área da economia. Escreveu para diversas publicações, entre as quais os jornais “taz”, “Die Welt”, “Der Freitag” e “Handelsblatt”. Entre outras, publicou as obras "Die Dagoberts. Uma História Universal da Riqueza", "O Tagesschau [notícias diárias] explica a Economia" e "Clusterfuck. Por que é que as catástrofes nos perseguem e nunca vêm sozinhas”.

Quo vadis, Europa? aborda atuais desenvolvimentos sociais, políticos ou económicos na Europa e apresenta pontos de vista sobre temas relevantes para o futuro, oferecendo uma plataforma de discussão luso-alemã. Os debates destinam-se a promover a troca e o confronto construtivo de pontos de vista de importantes intelectuais de Portugal e dos países de língua alemã no sentido de promover uma melhor compreensão das respetivas percepções e desenvolvimento de perspectivas futuras. Os iniciadores e veiculadores de Quo vadis, Europa? são o  Goethe-Institut Portugal e a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, com o apoio da Associação São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa. Este evento conta com o patrocínio do Lisbon Marriott Hotel.
Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,967,218