"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Cante Fest promove Património Imaterial

O Cante Alentejano, Património Cultural Imaterial da Humanidade, reconhecido pela UNESCO em 2014, volta a inundar a cidade, em mais uma edição do CanteFest, este ano como base num conceito mais abrangente, em que as “modas” serão o tema.

23 Nov a 27 Nov 2018

Serpa


O Centro Histórico de Serpa e a Casa do Alentejo em Lisboa recebem nos próximos dias 23 a 27 de novembro o Cante Fest, este ano com um formato diferente. O Cante, Património Cultural Imaterial da Humanidade, volta a crescer este ano com a sua exaltação em restaurantes, tabernas e outros espaços mais formais, sempre pelas mãos de quem o sabe cantar. Grupos corais do concelho e outros convidados vão mostrar como se dá vida a esta forma tão popular da nossa cultura alentejana.

“Aqui Há Cante” será a palavra de ordem desta edição, a quarta depois da elevação do Cante. Será esta a frase identificativa dos vários espaços comerciais da cidade, que se juntam nesta edição ao município para comemorar o Cante. Por vários locais vão passar grupos de cantadores deixando uma ou outra moda, cantando com quem o quiser fazer, animando os espaços e enchendo-os de tradição.

Os grupos do concelho vão apadrinhar as formações convidadas que vêm de fora do concelho. Serão cerca de 400 os cantadores e cantadeiras a passar por Serpa neste dias de Cante Fest, pertencentes aos seguintes grupos: Academia Sénior de Serpa, Os Camponeses de Pias Coral Alentejano de Tunes, Flores do Chança (Vila Verde de Ficalho), Casa do Povo de Cercal do Alentejo, Os Camponeses de Vale de Vargo, Cantadeiras de Redondo, Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, "As Ceifeiras de Pias", Coral do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira (Aljustrel), Os Caldeireiros de São João (Mértola), Os Ceifeiros de Serpa, Cantares de Évora, Papoilas do Enxoé (Vale de Vargo), Casa do Povo de Serpa, Moças da Aldeia (Beja), Os Vindimadores (Vidigueira), Os Arraianos de Vila Verde de Ficalho, Madrigal (Vila Nova de São Bento), Coral e Etnográfico de Vila Nova de São Bento, e ainda os Alentejanos da Damaia e as Pequenas Espigas da Cova da Moura, que atuam no dia 23, na abertura do Cante Fest, na Casa do Alentejo, em Lisboa.

Durante o evento vão ser apresentados vários livros e CD, e vão estar disponíveis ao público exposições na Casa do Cante, sendo que um dos destaques desta programação passa pela realização de um concerto, no dia 24, na Igreja de São Paulo, em Serpa, do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, que apresentará o Cancioneiro de Manuel Dias Nunes, com um Quinteto de Cordas e Duas Vozes.

>> PROGRAMA

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,191,415