"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Ouvidos para a Música

Um ciclo inovador de cinco encontros de apreciação musical conduzidos pelo maestro Martim Sousa Tavares e com a presença do Ensemble MPMP, pensados para guiar o público num périplo à descoberta da música clássica, explicando os seus significados e segredos e quebrando barreiras entre a música, a arte e a vida quotidiana.

Crédito: Oxana Ianin

26 Set 2018  |  18h00

Museu de São Roque
Largo Trindade Coelho, 1200-470 Lisboa
Preço
Entrada livre

3 Out 2018  |  18h00

Igreja do Convento de São Pedro de Alcântara
R. de São Pedro de Alcântara 85, 1200-089 Lisboa
Preço
Entrada livre

10 Out 2018  |  18h00

Igreja do Convento de São Pedro de Alcântara
R. de São Pedro de Alcântara 85, 1200-089 Lisboa
Preço
Entrada livre

17 Out 2018  |  18h00

Igreja do Convento de São Pedro de Alcântara
R. de São Pedro de Alcântara 85, 1200-089 Lisboa
Preço
Entrada livre

23 Out 2018  |  18h00

Igreja de São Roque
Largo Trindade Coelho 1200-470 Lisboa
Preço
Entrada livre


26 de setembro | Sessão 1, A música é uma porta aberta

Um convite a ouvir a música clássica de forma descontraída e natural, como se fizesse parte do nosso dia-a-dia. Esta sessão serve tanto para quem julga que não sabe nada, como para quem pensa que já sabe tudo, e é uma porta de entrada para esta forma de arte, oferecendo as ferramentas básicas para a descodificar e transformar em prazer.

3 de outubro | Sessão 2, Barroco magnífico
Viagem ao período barroco através da música das principais nações, Itália, França e Alemanha, com passagem obrigatória pelo Portugal Joanino. Reflexão sobre a procura estética e ideológica comum a todas as artes e como se refletem no pensamento da época.
Música de Lully, Bach, Vivaldi e Seixas

10 de outubro | Sessão 3, Sinfonia, para que te quero?
Sinfonia, Concerto, Abertura, Sonata… Qualquer ouvinte já se deparou com estes termos, mas o que significam ao certo? Esta sessão servirá para compreender as principais formas da música do período clássico e a filosofia que fez delas uma característica fundamental do prazer musical durante o século das luzes.
Música de Mozart, Haydn, Nunes Garcia

17 de outubro | Sessão 4, O Divino e o devoto: a música sacra de J.S. Bach
Bach é o mais unânime e incontornável compositor da história da música, e dentro da vasta e variada obra que deixou, reservou o seu melhor para o tema que lhe era mais caro: o Divino. Nesta sessão será analisada a forma como Bach combina o seu talento e devoção inexcedíveis, criando obras verdadeiramente inultrapassáveis, tanto no contexto luterano como europeu.
Música de Buxtehude, Bach, Handel, Telemann e Melgás

23 de outubro | Sessão 5: Se a música é uma língua, que histórias nos pode contar?
Desde sempre, o homem viu na música um meio através do qual contar histórias, e inúmeros compositores descreveram acontecimentos através de notas. Mas o que significam na verdade os sons que escutamos numa peça de música? Esta questão dividiu os maiores pensadores do século XIX e ainda hoje não lhe podemos dar uma resposta definitiva, mas podemos entender os processos através dos quais a música funciona como uma língua que todos compreendemos.
Música de Grieg, Saint-Säens, Mussorgsky, Satie

Entrada livre, limitada à lotação dos espaços.
Marcação: 30musicaemsaoroque@scml.pt

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,160,288