"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema

23º Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema

De 4 a 12 de julho, o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema voltará a ser a montra privilegiada da mais recente produção em formato curto através das Competições Nacional, Internacional, Experimental, Vídeos Musicais, Take One! e Curtinhas. 

As Mil e Uma Noites, de Miguel Gomes

4 Jul a 12 Jul 2015

Teatro Municipal de Vila do Conde
Avenida Dr. João Canavarro, 4480-668 Vila do Conde

Curtas Vila do Conde volta a mostrar o melhor do cinema em formato curto! 

A 23ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema arranca no próximo sábado, 4 de julho, com a antestreia nacional de “As Mil e Uma Noites” de Miguel Gomes, a abertura do Curtinhas com “A Ovelha Choné: O Filme” e ainda o filme-concerto de Frankie Chavez.

“As Mil e Uma Noites”, o muito aguardado novo filme de Miguel Gomes, será exibido pela primeira vez em Portugal, no próximo fim de semana, no Curtas Vila do Conde. “O Inquieto”, o primeiro volume da obra, será apresentado na sessão de abertura do Festival, no sábado, às 17:00. No mesmo dia, às 21:30, é exibido o segundo volume “O Desolado”. A última parte do filme poderá ser vista no dia seguinte, domingo, 5 de julho, às 21:30.

Miguel Gomes e o elenco do filme, composto por atores como Rogério Samora, Gonçalo Waddington, Adriano Luz, Teresa Madruga, Américo Silva, Crista Alfaiate, João Pedro Benárd e Joana de Verona, e não-atores que se representam a si próprios na parte documental das histórias do filme, entre eles os trabalhadores dos Estaleiros de Viana, habitantes de Resende e ainda desempregados de Aveiro, estarão em Vila do Conde durante o fim de semana. Esta será também a primeira vez que grande parte da equipa assistirá ao filme.

“As Mil e Uma Noites” foi bastante aclamado pela crítica internacional durante a estreia mundial no Festival de Cannes. O filme é um fresco sobre o Portugal contemporâneo e as contradições provocadas pela crise económica, através de uma estrutura épica que adapta a clássica história de Xerazade em três volumes independentes, num total de mais de seis horas de filme.

No contexto da antestreia de “As Mil e Uma Noites” e da relação de Miguel Gomes com o Festival, que exibiu grande parte da filmografia do cineasta, será apresentado mais tarde, a 9 de julho, na sala 2 do Teatro Municipal, o DVD com as curtas-metragens de Miguel Gomes, editado em parceria com a FNAC.

Também no sábado, o Curtinhas, a secção do Festival dedicada aos mais novos apoiada pelo MAR Shopping, abre com a pré-estreia de “A Ovelha Choné: O Filme” às 15:00.

Depois do sucesso da série, as aventuras da Ovelha Choné, uma ovelha esperta e matreira que vive com o seu rebanho na quinta Vale Verdejante, passam agora para o grande ecrã. Neste filme, Choné cansa-se da rotina da vida na quinta e tira um dia de folga que acaba por não correr como previsto: o plano descontrola-se rapidamente e faz com que o indefeso Agricultor acabe longe da quinta. Com a ajuda do rebanho, a Ovelha Choné terá de deixar a quinta pela primeira vez e viajar até à Grande Cidade para salvar o Agricultor, sem ser apanhada pelo malvado funcionário do controlo animal. A longa-metragem de animação, realizada em stop-motion, estreia nas salas de cinema em setembro. Esta é mais uma prestigiada produção dos Estúdios Aardman.

O primeiro dia do Festival terminará com um filme-concerto de Frankie Chavez que vai musicar ao vivo um clássico do período mudo: “The Good Bad Man”, realizado por Allan Dwan e protagonizado por Douglas Fairbanks – um dos atores mais importantes do cinema mudo e aqui também produtor e argumentista – e com supervisão técnica do mestre D. W. Griffith.

O filme narra a história de Passin’ Through, um bandido de bom coração e órfão de pai e mãe, que é conduzido à descoberta da sua família depois de ter sido capturado. É, assim, uma história de revelação da identidade e de uma certa história mítica do oeste americano. “The Good Bad Man” é apresentado no Curtas 2015 a partir de um restauro da película original da versão de 1923.

O Stereo, o nome dado a esta secção do Festival patrocinada pela FNAC, vai contar também, ao longo da semana, com espetáculos de Lambchop; You Can’t Win, Charlie Brown; Bruno Pernadas; e Garcia da Selva com Norberto Lobo.

O Curtas Vila do Conde, que decorre entre 4 e 12 de julho, conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, do Secretário de Estado da Cultura, do Instituto do Cinema e Audiovisual, do programa MEDIA/Europa Criativa e de vários parceiros imprescindíveis à realização do Festival.

>> Programação completa


Informações:
www.festival.curtas.pt

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,882,364