"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Património

Investimento superior a 300 Mil euros na Sé Catedral de Lamego

A Direção Regional de Cultura do Norte está a promover trabalhos de conservação e restauro das fachadas da igreja e da torre sineira da Sé Catedral de Lamego.

 

A intervenção abrange os elementos construtivos da envolvente exterior, implicando ações de limpeza, consolidação, estabilização estrutural e restauro, procurando diminuir o impacto das alterações e minimizar a degradação dos paramentos, cantarias e elementos esculpidos.

As fachadas refletem as distintas fases da edificação do conjunto catedralício ao longo dos séculos, bem como a diversidade de proveniência dos granitos da região (Valdigem, Várzea de Abrunhais e das Meadas e granito biótico de Lamego).

A primeira fase de trabalhos está dedicada ao levantamento e registo, ao estudo e ao mapeamento de litologias, patologias e danos para todo o conjunto. Em simultâneo se procede à eliminação da colonização biológica e vegetação superior e ao ensaio de métodos de limpeza das superfícies pétreas; primeiro na torre sineira e depois na igreja.

Seguir-se-ão outros trabalhos de restauros e reparações, em paramentos e vãos exteriores, quer nas portas ao nível térreo, quer nas janelas (com particular destaque para o reforço do janelão central da fachada da igreja).

Estes trabalhos ocorrem em paralelo com outras intervenções de restauro no interior da igreja, no Coro Alto e na Capela do Santíssimo, encetadas pela Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia da Sé (Lamego).

As intervenções em curso na Sé de Lamego estão enquadradas na Operação Rota das Catedrais a Norte, cofinanciada pelo Programa Operacional NORTE 2020. Neste quadro, o montante global de investimento previsto para a Sé Catedral de Lamego ronda os 308 mil euros. Estas intervenções deverão estar concluídas durante o ano de 2020.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,892,728