"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cultura

Jardim Zoológico encerra "de portas abertas"

Assistir ao nascimento de uma tartaruga, “almoçar” com os ursos ou “mergulhar” com os hipopótamos, são algumas das atividades que o Jardim Zoológico propõe aos visitantes virtuais nestes tempos difíceis.


Através de propostas semanais de conteúdos e atividades ou do “ATL virtual”, o Jardim Zoológico desafia os “visitantes” a descobrir o maravilhoso mundo animal, sem sair de casa.

Na sequência da evolução da pandemia COVID-19, o Jardim Zoológico encerra os portões de Sete Rios. No entanto, apesar de fechado aos visitantes, a vida na morada mais selvagem de Lisboa não para e as novidades serão atualizadas através do canal YouTubesite e blog oficial do parque.

No canal YouTube, serão disponibilizados todas as terças-feiras, vídeos que prometem levar os exploradores em viagem pelos diferentes continentes para conhecer as mais fascinantes curiosidades sobre animais e plantas. O blog oficial continuará a alimentar a curiosidade de todos os exploradores da natureza com as últimas notícias sobre o mundo animal, e no site do parque não só continuarão a ser disponibilizadas as mais frescas novidades sobre a “Arca de Noé Lisboeta”, como será reforçada a agenda de atividades online. Entre as diferentes atividades destaca-se o “Encontro com o Biólogo”, um programa gratuito para toda a família com duração de cerca de 40 minutos através do qual serão abordadas diferentes temáticas relacionadas com a conservação da biodiversidade.

Para além dos conteúdos semanais, o Jardim Zoológico prepara-se ainda para levar a magia e diversão do ATL das férias da Páscoa a casa dos participantes. De 30 de março a 13 de abril, o Zoo convida os exploradores dos 3 aos 16 anos a participar em atividades lúdico-pedagógicas diárias adaptadas às várias faixas etárias, oferecendo aos participantes a oportunidade de investigar os mistérios da vida selvagem e de se transformarem em verdadeiros guardiões da Natureza, sem sair de casa.

Com estas iniciativas, o Jardim Zoológico procura juntar-se às instituições e artistas individuais que colocam os seus serviços à disposição da população de forma a ajudar pais e crianças a ocupar da melhor forma estes dias de isolamento social.

Visite o Jardim Zoológico sem sair de casa e deixe-se envolver nos desafios propostos. Durante a quarentena, cumpra as indicações da Direção Geral de Saúde com a certeza de que unidos, temos mais garra!

Para mais informações visite www.zoo.pt.

AGENDA
“Encontro com o Biólogo” – 11h00 – Toda a família
Sessões que procuram ao longo de cerca de 40 minutos abordar diferentes temáticas relacionadas com a conservação da biodiversidade. Estas atividades são gratuitas e vão decorrer através da plataforma “Zoom”. Para participar deverá aceder ao link da sessão, no horário agendado.

26 de março – No Trilho dos Predadores | “Encontro com o Biólogo” – sessão online
28 de março – Na rota das grandes migrações | “Encontro com o Biólogo” – sessão online
2 de abril – As redes sociais do mundo natural | “Encontro com o Biólogo” – sessão online
4 de abril – Super-heróis da Natureza | “Encontro com o Biólogo” – sessão online
9 de abril – Invasoras, vieram para ficar? | “Encontro com o Biólogo” – sessão online
11 de abril – Alerta – Clima nos extremos | “Encontro com o Biólogo” – sessão online
16 de abril – Comércio ilegal – um mercado indesejado | “Encontro com o Biólogo” – sessão online
18 de abril – Destruição de habitat: verde ou consequência? | “Encontro com o Biólogo” – sessão online

Férias da Páscoa online
De 30 de março a 13 de abril o Jardim Zoológico convida os Exploradores da Natureza a aceder ao blog oficial do parque e a descobrir a atividade preparada para cada dia temático. As atividades serão disponibilizadas diariamente, a partir das 11h, e estão organizadas de acordo com o ciclo de escolaridade dos participantes. De forma a estimular uma assídua participação, no final do ATL serão atribuídos prémios aos 4 participantes mais ativos. 

Sobre o Jardim Zoológico:
A principal missão do Jardim Zoológico é desenvolver um parque, tanto zoológico como botânico, como um centro de conservação, reprodução e reintrodução de espécies em vias de extinção, através da investigação científica e de programas de enriquecimento ambiental. Aliados a estes fatores estão as vertentes pedagógicas e lúdicas. O Jardim Zoológico foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica e, atualmente acolhe cerca de 2000 animais pertencentes a cerca de 300 espécies. No dia 28 de maio de 2020 celebra 136 anos.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,191,537