"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Destaques

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2021

Assinala-se a 18 de abril o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), este ano subordinado ao tema Passados Complexos: Futuros Diversos.


O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) foi criado pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) a 18 de abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização. Celebrando o património nacional, comemoramos também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo.

Num ano indelevelmente marcado pela eclosão de uma pandemia à escala global, que abalou todas as estruturas da sociedade e pôs a nu muitas das fragilidades e desigualdades do mundo em que vivemos, é urgente refletirmos sobre o passado e projetarmos um futuro mais solidário e mais inclusivo.

Qualquer abordagem ao universo do património cultural exige um exame crítico do passado; revisitar a história é sempre uma reinterpretação - que, frequentemente, privilegia a omissão e a extinção de algumas narrativas favorecendo outras. Temas controversos implicam conversações complexas, evitando versões distorcidas de um passado mais ou menos recente, afastando tentações revisionistas e atendendo aos contextos específicos em que as ações ocorreram.

Ao adotar o tema PASSADOS COMPLEXOS: FUTUROS DIVERSOS o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios convida os participantes a explorar a ideia de reconciliação - mas também de contestação e discussão - e o desejo de construir um futuro mais justo, mais participado e mais variado, destacando o papel fundamental do património enquanto fator de identidade e agregação de grupos e de comunidades, nas relações entre culturas e na responsabilização coletiva para a proteção e salvaguarda dos atributos, dos significados e valores que constituem a nossa herança comum.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) 2021 constitui, assim, uma oportunidade para sensibilizar comunidades e públicos para uma reflexão sobre o passado e para a importância de preparamos um futuro mais harmonioso, na consciência de que o património deve, sempre, ser fator de união, de partilha, de cidadania e de resiliência na evolução e valorização de sítios, paisagens, práticas e coleções.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal, promove a celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e a divulgação deste tema com a finalidade de impulsionar o diálogo local, regional ou transnacional enquanto ferramenta de conhecimento, de desenvolvimento e de diversidade, convidando todas as entidades públicas e privadas a associarem-se a esta comemoração e a realizarem iniciativas inovadoras e boas práticas no âmbito da temática proposta. A programação geral das atividades será brevemente disponibilizada.

Devido às medidas de contenção aplicadas no contexto da pandemia de COVID 19, e à semelhança do que sucedeu em 2020, as iniciativas serão preferencialmente realizadas em contexto virtual. Na eventualidade de algumas das iniciativas poderem vir a ser organizadas presencialmente, apelamos a que seja sempre garantido o cumprimento das regras básicas de higiene e segurança, solicitando a que tenham em conta as seguintes condições: uso de máscara, respeito pela distância de segurança e pelo n.º máximo de visitantes estipulado por cada entidade.

Certos de podermos contar com a V. participação, poderão aceder a toda a informação e inserir num formulário online as iniciativas a desenvolver, na página criada para este efeito até ao dia 16 de abril.

Para aceder à página de carregamento e ao nome de utilizador e palavra passe, poderão contactar pelo email dims@dgpc.pt ou telefones 213614324, ext.1273, ou 213614276, ext.1220 (DCI/DGPC).

A Direção-Geral do Património Cultural procederá à divulgação do Programa Nacional do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios de 2021, na certeza de que, mesmo em contexto de pandemia, é possível e cativar e envolver cada vez mais o público e as comunidades.

Acompanhe também o DIMS 2021 no Facebook.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,190,073