"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Exposição assinala os 450 anos da criação da nova paróquia de Santa Engrácia

O Panteão Nacional, em Lisboa, organiza a exposição AIgreja de Santa Engrácia no Campo de Santa Clara: os tempos do lugar,assinalando os 450 anos da criação da nova paróquia de Santa Engrácia por desejo da Infanta D. Maria, a quem se deve igualmente a construção da primitiva igreja de Santa Engrácia.

10 Out a 1 Mar 2020

Panteão Nacional
Campo de Santa Clara 1100-471 Lisboa


A Igreja de Santa Engrácia, como hoje a conhecemos, localizada no Campo de Santa Clara, é a última versão dos vários templos que desde o século XVI se erigiram naquele lugar sob a invocação da santa mártir lusitana.

Tais mudanças refletem a história do sítio e a sua evolução urbanística, feita em estreita ligação com o edifício que daria nome à freguesia, tornando-se numa marca autêntica da Lisboa Oriental, com os seus contornos arquitetónicos a dominarem a iconografia do século XVII aos nossos dias.

Esta exposição, que inclui peças originais pertencentes a alguns dos mais importantes museus, palácios e monumentos portugueses e a coleções particulares, traça a história dos vários tempos da Igreja de Santa Engrácia, do Campo de Santa Clara e dos seus mais importantes edifícios e instituições, convidando os visitantes a acompanhar e a compreender as suas transformações ao longo dos séculos.

Fica patente de 10 de outubro de 2019 a 1 de março de 2020, nas salas de exposições temporárias, Coro-alto e na nave central do monumento.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,139,992