"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

A Reconquista de Olivenza

O dramaturgo e encenador Ricardo Neves-Neves e o pianista e compositor Filipe Raposo olham para a história de Olivenza, parcela alentejana do território português ocupada em 1801, por Espanha, com o apoio de França e cuja soberania espanhola não é ainda hoje reconhecida por Portugal. 

6 Fev a 16 Fev 2020

São Luiz Teatro Municipal
Rua António Maria Cardoso, 38, 1200-027 Lisboa

qui: 20h; sex: 21h; sáb: 21h; dom: 17h30

Servindo-se da antiga cultura monárquica ibérica, península reinada entre primos, A Reconquista de Olivenza é um exercício fantasioso sobre o Poder e a Política, a Guerra e quem nela participa, bem como a complexa teia de costumes, leis e crenças que ajudam a criar a nossa identidade, entre outras zarzuelas.

Mesmo após a assinatura do Tratado de Viena, em 1817, que obriga a restituição de Olivenza, Espanha continua a adiar a devolução daquela parcela do território e o Alentejo fica assim indeciso quanto à sua real dimensão. Se Portugal reivindica Olivença aos soluços, Espanha grita o direito sobre Gibraltar, o Rochedo que não é mais do que a última colónia na Europa, onde Inglaterra, a histórica aliada de Portugal, é soberana. E do lado de lá de Gibraltar está Ceuta, antiga cidade portuguesa e atual cidade espanhola, mas dentro do território de Marrocos.


Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,897,443