"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Clubbing

Bola de Cristal com Ron Morelli (live)

Dia 7 de fevereiro, às 22h00, na ZDB

7 Fev 2020  |  22h00

Galeria Zé dos Bois
R. da Barroca, 59 . 1200-049 Lisboa

Noite Bola de Cristal c/ Ron Morelli official, Borboleta Andorinha e DJ Fantasia

Habitualmente mais laudado, com uma ponta de razão, como cabecilha da influente L.I.E.S. – editora que para o bem e para o mal veio ditar a tendências e rupturas da música de dança ao longo desta década – é inegável uma ligeira amnésia colectiva em relação à sua posição de artista no meio da enxurrada de lançamentos da sua casa. Na verdade, as linguagens propaladas pela editora, por entre os discos essenciais e as inevitáveis redundâncias de um catálogo tão extenso, estão intimamente ligadas a Morelli e à sua visão muito particular e amplamente discutida, responsável por trazer para a linha da frente das pistas de dança as herança do industrial, do noise, do mosh pit e de uma atitude muito fuck you e DIY informada pelo passado hardcore nos Devola. Ainda assim, aquelas edições inaugurais onde se encontrava o (entretanto) clássico ‘Dog House’ dos Two Dogs in a House com Jason Letkiewicz aka Steve Summers estão bem mais próximas da crueza jackin do house original do que do niilismo de dentes cerrados das edições em nome próprio, o que revela uma vivência na pista, mesmo que na sombra dos reflexos da bola de espelhos.

Com ligação forte à Hospital Productions de Dominick Fernow – Prurient, Vatican Shadow ou Rainforest Spiritual Enslavement – num alinhamento de mentalidades, o produtor de Brooklyn – entretanto sediado em Paris – tem por lá o grosso da sua obra em nome próprio, iniciada com ‘Spit’ em 2013. Oito variações de electrónica rafeira e/ou opressiva, entre o sludge industrial, percussão metálica, soluções enviesadas de house, manipulações de fita carcomida e uma paranóia premente que espelha o limbo entre o torpor e o medo da vida na cidade. Experiências continuadas com ‘Backpages’ ou ‘Disappearer’ onde uma misantropia masculina gravita continuamente entre a dança com Doc Martens e a reclusão social = techno no vermelho e drones desoladores com os vários pontos de paragem entre eles. Um clamor que se revelou mais contido em ‘A Gathering Together’, próximo de algumas aventuranças menos abrasivas de Aaron Dilloway, Failing Lights e restante eixo noise americano da Hanson ou Chronitic Sound, e se expandiu já este ano no muito recomendável ‘Man Walks the Earth’. Já distante dos detritos urbanos do passado, faz-se de uma maior introspecção, descartando as batidas marciais e o ruído tóxico por uma clareza de processos ainda esquivos e ao abandono mas mais devedores do trabalho de Laurie Spigel ou Daphne Oram no BBC Radiophonic Workshop, das visões de Tod Dockstader e da gravidade necessária para pairar sobre os abismos destes tempos conturbados. BS

Entrada: 10€ | Bilhetes disponíveis na Flur Discos, Tabacaria Martins e ZDB (segunda a sábado 22h-02h) | reservas@zedosbois.org
Agenda
Teatro

O Jantar

Botique da Cultura 29 Mar a 4 Abr 2024

Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,973,468