"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Fundação Júlio Resende recebe a primeira exposição individual de David Lopes

"Imagens que não servem para ver": Algumas imagens materializam-se em constrangimento. Imagens desfocadas ou imagens corrompidas, por exemplo, convêm a sensação de presença de um objeto que pode estar invisível à compreensão do olhar. 

14 Dez a 8 Fev 2020

Lugar do Desenho — Fundação Júlio Resende
Rua Pintor Júlio Resende 105, 4420-534 Valbom Gondomar
 
Uma imagem deste tipo retém a qualidade do mistério, do objeto que se afasta e das coisas que não têm representação. Os arquivos de astronomia estão povoados por este tipo de imagens; fotografias de estrelas capturadas à distância, borrões de luz em vácuo negro. Os objetos apresentados nesta sala contam pequenas narrativas sobre a exploração espacial moderna e o nascimento da astronomia como ciência; fazem uso da insuficiência visual como um limite estético para conhecer o mundo.

David Lopes é mestre em Desenho e Técnicas de Impressão (FBAUP, 2018) e licenciado em Artes Plásticas, Pintura (FBAUP, 2016). Interessado pela área da gravura, realizou no início deste ano, um estágio profissional no estúdio de impressão para arte contemporânea no Bethanien (Kunst Quartier Center) em Berlim. O seu trabalho recebeu recentemente uma menção honrosa no concurso KoMask vzw, "Masters of Printmaking 2019", na Antuérpia, Bélgica. Expõe regularmente o seu trabalho artístico desde 2015.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,186,321