"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Curso “O Egipto Faraónico – Uma civilização com três mil anos“, por Luís Manuel Araújo

De 8 de Janeiro a 19 de Fevereiro (Quartas-feiras), às 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa (Piso 6).
Inscrições disponíveis até dia 31 de Dezembro, no Ponto de Informação (Piso 0) do El Corte Inglés de Lisboa.

8 Jan a 19 Fev 2020

El Corte Inglés de Lisboa
Av. António Augusto de Aguiar, 31 - Piso 6 . 1069-413
Preço
Entrada livre

O Egipto faraónico tem uma longa história de três mil anos, durante os quais o país do Nilo conheceu momentos de grande fulgor cultural e civilizacional, as fases do Império Antigo (da III à VI dinastia), Império Médio (a XI e XII dinastias) e Império Novo (da XVIII à XX dinastia). Pelo meio ocorreram vário períodos de instabilidade política e de apagamento cultural (os períodos intermediários), rematanto no I milénio a.C. com as fases da Época Baixa (da XXVI à XXX dinastia) e Época Greco-romana.
A intenção do curso é evocar os aspectos essenciais da brilhante civilização do antigo Egipto, enfatizando a importância da sua geografia e sublinhando as características da religião, da arte e da literatura, rematando com a abordagem da egiptologia e egiptomania.

Luís Manuel Araújo é egiptólogo e professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sendo doutorado em Letras (História e Cultura Pré-Clássica) pela Universidade de Lisboa, com estágio de pós-graduação na Faculdade de Arqueologia da Universidade do Cairo. É membro da Academia Portuguesa da História, Associação Internacional de Paremiologia, Associação Internacional de Egiptólogos, Conselho Internacional dos Museus e Comité Internacional para a Egiptologia (CIPEG). Dirigiu o Dicionário do Antigo Egipto (Lisboa, 2001) e estudou as coleções egípcias públicas e privadas existentes em Portugal, tendo sido o comissário científico da exposição de antiguidades egípcias do Museu Nacional de Arqueologia e da nova sala de exposição da coleção egípcia da Universidade do Porto, e assessor científico de várias exposições. É autor de dezasseis livros, alguns dos quais já esgotados.

Programa

1.ª SESSÃO — 8 Janeiro
A geografia do antigo Egipto: a terra negra;

2.ª SESSÃO — 15 de Janeiro
Os habitantes do antigo Egipto: «o gado de deus»;

3.ª SESSÃO — 22 de Janeiro
A história: ascensão, apogeu e queda;

4.ª SESSÃO — 29 de Janeiro
A religião: os deuses e os templos;

5.ª SESSÃO — 5 de Fevereiro
Uma arte para a eternidade;

6.ª SESSÃO — 12 de Fevereiro
Literatura: as formas e os conteúdos;

7.ª SESSÃO — 19 de Fevereiro
Egiptologia e egiptomania.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,910,928