"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Colóquio "Rosa Lobato Faria – A escritora"

Quando passam 10 anos sobre a morte de Rosa Lobato Faria, Pedro Rebelo de Sousa, seu genro, faz-lhe a devida homenagem.

6 Fev 2020  |  18h30

El Corte Inglés de Lisboa
Av. António Augusto de Aguiar, 31 - Piso 6 . 1069-413
Preço
Entrada livre

Com Eugénio de Lisboa, Pedro Rebelo de Sousa, Dulce Maria Cardoso, Manuel Alberto Valente e Vasco Rosa,  dia 6 de fevereiro, às 18h30, na Sala de Âmbito Cultural de Lisboa (Piso 6).

Sinopse
Após a morte de Rosa Lobato de Faria, decidiram os seus Herdeiros organizar o seu espólio literário e doá-lo à Sociedade Portuguesa de Autores, entidade que a representou e representa e a cuja direção fez parte, e onde se conservavam já os registos das centenas de canções que escreveu. O processo de organização desse arquivo permitiu identificar poemas e crónicas inéditos ou dispersos que viriam a ser dados a público em dois volumes, organizados por Vasco Rosa: A Noite Inteira Já Não Chega. Poesia 1983-2010: quatro livros reunidos e poemas dispersos, publicado por Guimarães em 2012; e Pedra Rara: dispersos e inéditos, pela Pártenon, três anos mais tarde (2015). O primeiro destes livros foi apresentado por Vasco Graça Moura em sessão no Grémio Literário, e o segundo na Livraria Buchholz, por Eugénio de Lisboa.

O ato de doação à SPA foi também celebrado com uma exposição biográfica na sede desta instituição, completada no mesmo período – ano 2013 – com duas outras, com materiais e focos distintos: uma no Casino de Lisboa, no Parque das Nações; e outra na Flor da Rosa (Crato), em parceria com o grupo Pestana e a Câmara Municipal do Crato, em tributo do facto de a escritora ter contactado com influente cancioneiro popular no período da segunda guerra mundial passado na pequena aldeia de Alpalhão. A atribuição do nome Rosa Lobato de Faria a uma escola do ensino básico na Penha de França, freguesia de Lisboa onde viveu durante largos anos, também levou os Herdeiros a proporcionarem a esta instituição, em 2015, painéis expositivos de carácter permanente sobre a vida e a obra da escritora, em particular aquela dedicada às crianças. A perenidade editorial da sua obra foi renovada com edições de bolso dos seus treze romances mais conhecidos e novas edições ilustradas da Biblioteca Infantil Rosa Lobato de Faria, que dão vida aos dez títulos de literatura infantil, duas iniciativas dos seus editores, o grupo Leya e Porto Editora. Igualmente diferentes autarquias assinalaram o nome de Rosa Lobato de Faria em inúmeras vias públicas e placas. Foi-lhe atribuído a título póstumo o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante dom Henrique.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,894,476