"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Loulé recebe exposição sobre os 40 anos da Universidade do Algarve

No âmbito das comemorações do 40.º aniversário da Universidade do Algarve, vai estar patente ao público na Escola Secundária de Loulé a exposição "Universidade do Algarve – 40 Anos a Criar Futuro".

8 Jan a 7 Fev 2020

Escola Secundária de Loulé
Avenida Laginha Serafim 8100-740 Loulé


A inauguração está marcada para o dia 8 de janeiro, às 17h00, com a presença do presidente da Câmara Municipal, Vítor Aleixo, e do reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas.

Esta exposição, que poderá ser visitada até dia 7 de fevereiro, foi inaugurada no passado dia 9 de maio, na Assembleia da República. O local escolhido resultou do facto de ser a única universidade portuguesa criada por Lei da Assembleia da República. O Projeto de Lei deu entrada em 19 de abril de 1977 e mereceu aprovação unânime do Parlamento a 16 de janeiro de 1979, permitindo que, em 28 de março, fosse publicada a Lei n.º 11/79, que criou a Universidade do Algarve. Essa unanimidade assinalou de forma inédita a criação da Instituição, que nasceu, assim, da “vontade dos algarvios”.

Esta exposição itinerante e interativa, que estará patente ao público até ao dia 19 de novembro, pretende mostrar e explicar o que aconteceu ao longo destes 40 anos e, ao mesmo tempo, celebrar o percurso da Academia algarvia. Como a história de qualquer instituição é feita por pessoas e factos, são aqui retratados momentos importantes, desde a sua génese até à atualidade, dando a conhecer ainda as linhas de investigação da UAlg.

Atenta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que definem as prioridades e aspirações globais para a Agenda 2030 e requerem uma ação à escala mundial, dentro dos limites do planeta, o visitante ficará a conhecer as inúmeras linhas de investigação da Universidade do Algarve e o seu compromisso com os 17 Objetivos definidos no contexto da Organização das Nações Unidas (ONU).

Estabelecendo um plano de ação assente no ambiente, no combate às alterações climáticas, nas pessoas e no planeta, esta exposição mostra de que forma a UAlg pretende ser um contributo local para o desenvolvimento global.

De referir que, ao longo dos anos, o Município de Loulé tem sido um importante parceiro da Universidade, através de diversas ações e projetos que visam o desenvolvimento e incremento da competitividade da região no contexto nacional e internacional. Destaca-se, neste momento, o projeto ABC Loulé Active Life Health & Research, que a par da investigação em prol da ciência tem por objetivo proporcionar os melhores cuidados de saúde a residentes e turistas, materializando-se através de dois edifícios – em Loulé e em Vilamoura; ou o aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO Metoposaurus Algarvensis, projeto intermunicipal que envolve ainda as autarquias de Silves e Albufeira, visando a dinamização deste território para contrariar a desertificação do interior da região.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,884,404