"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Museu do Oriente ensina técnica ancestral indonésia

Tinturaria, tecelagem e urdidura de teias são alguns dos conceitos que o Museu do Oriente partilha no workshop de iniciação às técnicas de Ikat, que se realiza em quatro sessões, nos primeiros fins-de-semana de fevereiro.

1 Fev a 9 Fev 2020

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa
Preço
200.00€


Nos dias 1, 2, 8 e 9, os participantes vão aprender técnicas de tinturaria e tecelagem, começando por urdir teias nas quais vão realizar reservas para isolar a entrada da cor, criando os efeitos característicos do Ikat. Depois de tingir e montar as teias nos teares, vão aprender a tecer e surpreender-se com os efeitos resultantes desta técnica. No final do workshop, cada participante levará para casa uma pequena peça com o resultado do seu trabalho.

Palavra indonésia que significa ‘atar’, o Ikat consiste em tecidos que envolvem o tingimento dos fios da teia, e por vezes também da trama, para formar os desenhos. São produzidos em muitos países, mas é na Indonésia que atingem maior expressão.

Durante milhares de anos, o Ikat, uma das técnicas decorativas mais comuns existente também nos tais futus timorenses, foi um elemento central da cultura austronésia, funcionando como um meio de comunicação e linguagem, transmitindo valores e normas, sentido de pertença, diferenciando classes sociais, testemunhando fenómenos de interculturalidade, de significados, associações, carga simbólica e mitos de origem, materializados nos padrões decorativos, nas cores usadas e na ordem da sua aplicação. Grande parte destes panos, tecidos pelas mulheres de uma linhagem, era guardado, sendo considerado património dessa linhagem e necessário para as trocas rituais em cerimónias de aliança, casamento, nascimento e morte.

Para complementarem os conhecimentos adquiridos, os participantes podem aproveitar para visitar a exposição “Timor: Totems e Traços”, patente até 15 de março, que reúne um conjunto representativo desta arte têxtil, num testemunho raro das tradições e diversidade regional de Timor.

Workshop de Iniciação às Técnicas de Ikat
1, 2, 8 e 9 de fevereiro
Horário: 10.00-13.00 e 14.30-18.00
Preço: 200 €
Participantes: mín. e máx. 6

PROGRAMA

  • Introdução e contextualização
  • Princípios básicos da tecelagem
  • Identificação de tipos de ikats
  • Cálculo e urdidura de teias
  • Realização de reservas
  • Tingimento
  • Retirar as reservas
  • Montagem das teias nos teares
  • Tecer

Guida Fonseca dedica-se à tapeçaria contemporânea desde 1988. Foi membro do grupo 3.4.5, Associação de Tapeçaria Contemporânea Portuguesa e participou na organização dos II, III e IV Simpósios de Tapeçaria Contemporânea. Dedica-se à pesquisa no campo da tecelagem, numa perspetiva de renovação de técnicas tradicionais, criando e executando peças com uma linguagem contemporânea. Tem desenvolvido ações de formação profissional nas áreas de tapeçaria, tecelagem, debuxo, fiação e tinturaria natural, e participado em diversos eventos culturais e artísticos, sendo formadora e colaboradora do Cearte. Em colaboração com a Fundação Serralves e Saber Fazer, realizou um estudo sobre as características da lã das diversas raças autóctones Portuguesas, a publicar. É autora de publicações técnicas na área têxtil, tendo exposto em mostras individuais e coletivas.

>> Mais informações e inscrições

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Teatro

O Jantar

Botique da Cultura 29 Mar a 4 Abr 2024

Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,969,370