"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Caligrafia Japonesa Kakizome -Taikai

Destinada ao público em geral, esta sessão recria o espírito do kakizome, com um exercício de caligrafia em torno de uma mensagem inspiradora para 2020.

31 Jan 2020

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa

21 janeiro | ESGOTADO
Sexta | 31 janeiro | NOVA DATA

Com Yuko Kase
Horário | 14.00 às 16.00
Preço €35 (inclui pincel)  | Participantes máx. 12
 
Kakizome é a primeira caligrafia do ano. No segundo dia de Janeiro, os que observam a tradição usam pincel e tinta para escrever algo auspicioso. Uma resolução de ano novo ou um verso de poesia evocativo da data.

A palavra “kakizome” é escrita com os caracteres “escrever” e “primeiro”. No Japão, é comum as escolhas organizarem um evento especial de caligrafia no início de Janeiro, intitulado kakizome taikai. Organizados por ano ou classe, um a seguir ao outro, os alunos juntam-se no ginásio da escola e dispõem os seus materiais no chão, todos na mesma direcção, e utilizam um pincel espesso, especial para a ocasião.

Esta sessão procura recriar o espírito do kakizome, convidando os participantes a saudar o novo ano com um exercício de caligrafia em torno de uma mensagem auspiciosa.

Sobre a caligrafia japonesa
Considerada como uma das artes mais tradicionais do Japão, a caligrafia [SHOD?] é também uma das mais antigas. Foi introduzida no país vinda da China, A escrita dos ideogramas foi introduzida no Japão vinda da China, no século V. Desde logo, o gosto e admiração por esta requintada escrita como uma forma de arte também cultivados, na senda da influência chinesa.
 
Yuko Kase | Docente do curso da Língua Japonesa, na Universidade Católica, FCH, Instituto de Estudos Orientais, onde ensina língua e cultura japonesas. 

>> Mais informações e inscrições

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,158,600