"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

TeCA embarca em epopeia sobre liberdade, democracia e extinção

U é um espetáculo com texto original e encenação de Joana Magalhães, que tem como ponto de partida a personagem épica da Odisseia.

6 Fev a 9 Fev 2020

Teatro Carlos Alberto
Rua das Oliveiras, 43, 4050-449 Porto


Mencionar as palavras Ulisses e epopeia remete quase sempre para o herói sobre-humano da Odisseia de Homero. Apesar da personagem épica e da sua história, em particular a adaptação infantil de Maria Alberta Menéres, serem o ponto de partida para esta aventura, o Ulisses que o Teatro Carlos Alberto (TeCA) vai receber, entre 6 e 9 de fevereiro, é um “enorme urso-branco, um urso polar”. U é um espetáculo com texto original e encenação de Joana Magalhães que narra uma epopeia muito particular, abordando temas como liberdade, democracia e extinção.

Contrariando a tendência unívoca da história única de Homero, que glorifica os heróis e os seus feitos, U faz um desvio na adaptação, colocando-a em diálogo com o conto A Educação de Um Ditador: uma alegoria do tempo atual, que narra a ascensão de um líder, num universo imaginário dividido entre animais domésticos e animais selvagens. Na sua epopeia, Ué raptado pelos habitantes de um certo país de animais domésticos e é educado segundos os princípios democráticos para ser um ditador. Aborrecido com o seu destino, a personagem foge, tentando regressar à sua Ítaca (a terra dos selvagens), em busca da sua identidade perdida. Porém, ao chegar, é novamente acolhido como se de um “messias” se tratasse.

Produzido pelas Comédias do Minho, o espetáculo pode ser visto na quinta e sexta-feira, às 15h00; no sábado, às 19h00; e no domingo às 16h00. U é para maiores de 10 anos e o preço dos bilhetes é de 10 euros para os adultos e de cinco euros para as crianças. A interpretação está a cargo de Isabel Carvalho, Ivo Romeu Bastos, João Costa e Tiago Araújo, havendo ainda vídeo da autoria de André Martins. A cenografia e figurinos são assinados por Catarina Barros e o desenho de luz é de Vasco Ferreira.

O Teatro Nacional São João (TNSJ) é, desde 2007, uma Entidade Pública Empresarial, assumindo ainda a responsabilidade da gestão de mais dois espaços culturais da cidade do Porto: Teatro Carlos Alberto e Mosteiro São Bento da Vitória. O TNSJ é o único membro português na União dos Teatros da Europa (UTE), organização que congrega alguns dos mais importantes teatros públicos do espaço europeu, integrando o Conselho de Administração da entidade.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,881,761