"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

“De casa para um mundo..." reúne artistas plásticos e escritores portugueses em projeto artístico inédito

São nomes bem conhecidos das artes visuais e da literatura contemporânea portuguesa, como Pedro Calapez, Albuquerque Mendes, Capicua ou Gonçalo M. Tavares.

1 Ago a 13 Set 2020

Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira
Solar dos Castros – Terreiro 4920-296

À distância e em tempos de pandemia, juntam-se para apresentar o projeto artístico inédito “De casa para um mundo…”, mostrando que a criatividade não tem limites. O resultado integrará o programa expositivo da XXI Bienal Internacional de Cerveira.

As contas são fáceis de fazer… 15 escritores + 15 artistas plásticos = 30 autores = 15 obras. O cálculo é de Fátima Lambert, curadora do projeto, e procura, através da produção artística, dar uma resposta positiva ao novo paradigma que enfrentamos. “O propósito foi tornar proativo e criativo este isolamento a que ficamos reduzidos e nos afeta a todos. Vamos ativar energias, colocando em diálogo criadores que não se podem encontrar, mas que podem comunicar, concretizando trabalhos de pintura/desenho/técnica mista a partir de um texto de 15 palavras”, explica a curadora.

O autor Manuel Novaes Cabral e o artista plástico Sobral Centeno são os responsáveis pela ideia do projeto, que nasceu em meados de março, aproximadamente duas semanas depois de ter sido declarado o período de confinamento devido ao COVID-19.

A exposição “De casa para um mundo” será apresentada ao público na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira, integrando o programa expositivo da XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira (1 de agosto a 13 de setembro 2020).

De recordar que a bienal de arte mais antiga do país e da Península Ibérica assinala os seus 42 anos sob o tema “Diversidade-Investigação. O Complexo Espaço da Comunicação pela Arte”.

ARTISTAS REPRESENTADOS:
Capicua e Albuquerque Mendes
Afonso Reis Cabral e Ana Fonseca
Daniel Maia-Pinto Rodrigues e Ana Perez-Quiroga
Bernardo Pinto de Almeida e António Olaio
Pedro Eiras e Avelino Sá
João Gesta e Cristina Ataíde
Paulo José Miranda e Francisco Laranjo
Francisco Duarte Mangas e Graça Pereira Coutinho
Maria do Rosário Pedreira e Isaque Pinheiro
Rosa Alice Branco e Susana Piteira
Nuno Higino e Jorge Abade
Gonçalo M. Tavares e Pedro Calapez
Hugo Mezena e Pedro Tudela
Manuel Novaes Cabral e Sobral Centeno
Filipa Leal e Zulmiro de Carvalho
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,126,590