"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Seminário online em torno da História da Dança

Estão abertas as inscrições para o seminário online com Ezequiel Santos, intitulado "Um passeio com o senhor Valéry".

Fotografia: Rudolf Laban and the Geometry of Dance | Iwona Wojnicka/Creative Commons

30 Mai a 7 Jun 2020

Online


Questões Práticas #05
30 e 31 maio, 6 e 7 junho
17:00 às 18:30
via app Zoom | Gratuito

"Um passeio com o senhor Valéry"
A dança é uma disciplina preponderante na produção artística da atualidade. Contudo, ela ainda permanece habitualmente ausente no ensino da história da arte ocidental provocando um vazio de informação acerca dos seus utensílios e protagonistas. No sentido de contribuir para um melhor conhecimento da sua história, este seminário focaliza-se na dança de produção teatral do século XX à atualidade, salvaguardando para cada época os contextos sociais, artísticos e locais que ditaram as circunstâncias da criação e do pensamento ligadas a esta forma de arte. Apoiando-nos no visionamento de espetáculos e na comparação com fontes da literatura e da pintura também refletiremos sobre os diferentes géneros (ballet, dança moderna, dança contemporânea) de modo a adquirir conhecimentos sobre o património da dança e aprender a distinguir os limiares da técnica, da estética e da poética.

Coordenação Questões Práticas: Joclécio Azevedo
Iniciativa no âmbito do Programa Educativo da Circular Associação Cultural  
Parceria: Escola de Dança do Centro Municipal de Juventude de Vila do Conde

Inscrições
A participação é gratuita, mediante inscrição prévia através do e-mail info@circularfestival.com, com a menção “Inscrição | Questões Práticas #05” no assunto e envio do nome completo.
As inscrições são limitadas e consideradas por ordem de chegada.
A assistência é feita através da plataforma Zoom. Depois de realizada a inscrição, os participantes receberão um link pessoal para assistir ao Seminário online.

Ezequiel Santos
Docente, investigador e psicólogo. É diretor e curador na Forum Dança, associação da qual faz parte desde 1996 e onde leciona regularmente os seminários de História e Teoria da Dança. Foi programador convidado pela EIRA para Cumplicidades - Festival Internacional de Dança de Lisboa (2015 e 2016). Estudou fotografia, teatro e dança em Lisboa e Nova Iorque. Dançou em criações de Madalena Victorino, Rui Nunes e Francisco Camacho entre 1990-1996 apresentando-se em território europeu. Escreveu para publicações de dança em Portugal, Alemanha, Eslovénia e Espanha e tem participado frequentemente em colóquios internacionais nas áreas da dança e do turismo como moderador ou conferencista. Colaborou nos livros "Movimentos Presentes" (M. J. Fazenda, Ed., Cotovia & Danças na Cidade, 1997), "Corpo Fast Forward" (Porto 2001 & Número, Ed.), "Documento Dez Mais Dez" (Re. Al/João Fiadeiro & Forum Dança, Ed., 2001), “Tourfly – Inovação e Futuro: contributos para o desenho da oferta turística na Área Metropolitana de Lisboa (Lisboa-01-0145-Feder-023368), Eshte, 2019” e “Strategic Business Models to Support Demand, Supply, and Destination Management in the Tourism and Hospitality Industry (IGI Global, 2020).

Questões Práticas: ciclo de encontros, conversas, performances
Ciclo de encontros que pretende dar a conhecer, com a ajuda de diversos  convidados, práticas de investigação, escrita, performance, pensamento, transmissão e de ação colaborativa. Cada encontro funcionará como um exercício de ativação do imaginário social, poético e político dos participantes e dos convidados, procurando intersecções entre práticas artísticas e não artísticas. Dando ênfase a diferentes linguagens e entendimentos da prática enquanto elemento de transformação, iremos promover oscilações entre a dimensão individual e social da ação e entre modos de produção que invocam a materialidade e a imaterialidade. Organizado em torno de momentos que se articulam entre si, em formatos distintos, com diferentes protocolos de participação, o programa irá utilizar diferentes dinâmicas de encontro, promovendo o envolvimento do público nas questões em discussão. Iremos examinar estratégias de trabalho, de comunicabilidade, de sobrevivência e de produção do conhecimento, desmontando a aprendizagem e diluindo fronteiras entre disciplinas.

Informações
www.circularfestival.com
info@circularfestival.com

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,923,656