"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Outras

Maio no Museu de Lisboa

Consulte aqui os destaques da programação a decorrer durante o mês de maio, nas redes sociais do Museu de Lisboa.

1 Mai a 31 Mai 2020

Online


— MINIDOCUMENTÁRIO —
REDES SOCIAIS


O MODERNO HOSPITAL REAL
DE TODOS OS SANTOS
Recuperando espaços, práticas, vivências e saberes, este minidocumentário é uma breve viagem pela história da saúde na Lisboa moderna centrada no Hospital Real de Todos os Santos. Inaugurado em 1501 entre os atuais Rossio e Praça da Figueira, vamos mostrar aquele que foi o primeiro grande hospital central de Lisboa e como a modernidade das suas organização e gestão revolucionaram os cuidados de saúde das populações durante quase três séculos. Ver vídeo
3 MAI · DOM · 11H

— VISITA ORIENTADA —
REDES SOCIAIS


JARDINS DO PALÁCIO PIMENTA
Os jardins do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta contam histórias que recuam ao século XVIII. Desde então, as famílias mudaram, as quintas foram aumentadas e depois retalhadas. Mas os espaços verdes que os muros do museu hoje protegem da invasão do urbanismo proporcionam uma viagem às raízes do jardim e um encontro com personagens fundamentais para a sua preservação: o capitalista Manuel Joaquim Pimenta de Carvalho, o engenheiro Jorge Graça e o arquiteto Raul Lino.
6 MAI · QUA · 16H

— MINIDOCUMENTÁRIO —
REDES SOCIAIS


TORREÃO POENTE
DA PRAÇA DO COMÉRCIO
O Torreão Poente da Praça do Comércio é um dos edifícios mais icónicos de Lisboa, juntamente com o seu gémeo, o Torreão Nascente. A sua imagem identifica a beleza da frente ribeirinha da cidade e a sua história.
Mas curioso é saber que este Torreão, o Poente (do lado direito de quem está virado para o Tejo), é o último de uma série de três, todos eles paradigmáticos de fases fundamentais na cidade e no país. A atribulada história dessas diferentes fases vai ser contada no minidocumentário sobre o Torreão Poente, que voltará a receber obras de restauro e de requalificação. Aguardamos com expectativa pela reabertura deste núcleo do Museu de Lisboa.
10 MAI · DOM · 16H

— MINIDOCUMENTÁRIO —
REDES SOCIAS


RESTAURO DE CANDEEIROS
E LUSTRES NO MUSEU
Já imaginou o que é restaurar um lustre de vidro, latão, ferro e folha de ouro com 1,50 metros de altura 2,10 de diâmetro? Começa logo pela absoluta necessidade de fazer descer do teto este colosso. Foi isto mesmo que, em 2018, o Museu de Lisboa fez e a coordenadora de conservação e restauro do Museu, Aida Nunes, é a pessoa ideal para lhe contar esta aventura.
14 MAI · QUI · 11H

— PERCURSO —
REDES SOCIAIS


FADISTAS, MARINHEIROS, BANDIDOS e DEVOTOS
Um percurso por Lisboa
No Dia Mundial dos Museus, partimos virtualmente do Museu do Fado, onde falamos de fadistas e do fado da rua, e entramos na Alfama dos marinheiros, piratas e bandidos e da vida bairrista. Um percurso que nos leva à devoção a Santo António que podemos ver neste núcleo do Museu de Lisboa.
18 MAI · QUI · 11H

— MINIDOCUMENTÁRIO —
REDES SOCIAIS


TANTO MUNDO NO MUSEU
Um museu é um espaço de reencontros entre episódios de ontem e do mundo. Os objetos do museu e os artefactos partidos e sujos encontrados nas escavações arqueológicas não são meros cacos, mas objetos com memórias escondidas que nos dizem tanto sobre o modo, o lugar e o tempo em que foram feitos. O Museu de Lisboa – Teatro Romano mostra alguns destes objetos. Muitos são de época romana, outros mais antigos e outros mais recentes. Muitos foram produzidos em Lisboa ou nas suas redondezas. Outros ainda foram feitos em locais tão longínquos quanto a Ásia, África ou a América.
22 MAI · SEX · 11H

— MINIDOCUMENTÁRIO —
REDES SOCIAIS


PROPOSTAS DE RECONSTRUÇÃO 3D DA IGREJA DE SANTO ANTÓNIO
Entre os séculos XIV e XVIII, o Senado municipal reuniu num espaço próprio anexo à igreja de Santo António, construídos, por iniciativa da autarquia, sobre a casa onde o santo teria nascido. A partir de 1495, a igreja e a casa da Câmara foram objeto de obras profundas. Como terá sido construído esse edifício que o terramoto de 1755 destruiu? É esse desafio de reconstituição de um conjunto arquitetónico e de um espaço urbano específico que o Museu de Lisboa desvenda neste pequeno documentário.
24 MAI · DOM · 11H

— CICLO DE CONFERÊNCIAS —
REDES SOCIAIS


OS 200 ANOS
DA REVOLUÇÃO LIBERAL
Novos Estudos & Novos Olhares
Retrato de Lisboa Industrial durante o vintismo é o tema da primeira palestra, por Jorge Custódio (IHC, NOVA-FCSH) enquanto no final do mês Rui Sousa (CLEPUL, Universidade de Lisboa) vai falar sobre Abomináveis producções da incredulidade e da libertinagem. A cultura libertina na constituição da Lisboa Liberal.
13 E 27 MAI · QUA · 18H · Direto Facebook

O Museu de Lisboa, equipamento gerido pela EGEAC, é um museu polinucleado no qual Lisboa e as suas histórias se revelam sob diferentes perspetivas.

São cinco os núcleos do Museu de Lisboa: Palácio Pimenta, Teatro Romano, Santo António, Torreão Poente e Casa dos Bicos.
Cinco espaços distintos, com valências e objetivos complementares, que partilham uma missão, uma identidade e uma nova imagem. O propósito é o de revelar Lisboa de diferentes formas, para dar a conhecer a riqueza de uma das cidades mais antigas da Europa.
Em 2019, o Museu de Lisboa recebeu 185 mil visitantes.

>> Facebook
>> Instagram
>> Twitter

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,177,786