"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Outras

Âmbito Cultural do El Corte Inglés @ Maio

João Duque, Francisco José Viegas, Joel Cleto, escritores e editores são as propostas do Âmbito Cultural do El Corte Inglés para o mês de maio.

1 Mai a 31 Mai 2020

Online


O Âmbito Cultural do El Corte Inglés preparou para este mês uma nova programação online e totalmente gratuita com novas conferências, entrevistas, palestras e outras atividades didáticas da autoria de ilustres figuras da cultura nacional para os amantes de poesia, teatro, literatura, música ou arte.

Terça-feira, 5 de maio, celebramos o Dia Mundial da Língua Portuguesa com o escritor e antigo Ministro da Cultura Francisco José Viegas a assinar uma sessão sobre a influência da nossa língua na literatura, desde Camões até aos dias de hoje.

No dia 6 de maio, Joel Cleto começa a percorrer Os Caminhos de Santiago. O arqueólogo e historiador será o responsável pelo curso ao longo do qual procurará evidenciar a importância histórica, patrimonial e cultural dessa vasta rede de caminhos, com destaque para o Caminho Português para Compostela.

Já na quinta-feira, dia 7, Joaquim Letria dá a primeira aula do curso Figuras Ímpares de um Tempo Singular, que destaca figuras como Mahatma Gandhi, Nelson Mandela, Martin Luther King, Mao Tse Tung e Winston Churchill.

O ciclo de poesia de sucesso da autoria de José Anjos regressa para a terceira sessão na sexta-feira, 8, desta vez dedicado aos poetas brasileiros como Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Cecília Meireles, entre outros. Já o Dia da Europa é assinalado por Raquel Varela no sábado, 9 de maio com uma crónica sobre a história do velho continente desde as Grandes Guerras até aos grandes desafios dos dias de hoje.

A semana termina com a primeira de duas conferências de João Duque: A economia como nunca a viu. No dia 10, o economista revela se será possível aprender finanças a partir da obra de William Shakespeare, com “Uma Lição de Finanças no Mercador de Veneza de William Shakespeare”. Já no dia 24, a questão é se seremos capazes de vislumbrar as cores do futuro com “O Futuro da Economia Portuguesa numa Bola de Cristal”.

De 11 a 17 de maio o Âmbito Cultural do El Corte Inglés dá voz aos editores num momento crítico para a indústria dos livros. Manuel Alberto Valente, José Prata, Guilherme Valente, Manuel Fonseca, Rui Couceiro, entre outros editores falam sobre os desafios que o sector enfrenta e as dificuldades que terá pela frente para se conseguir levantar da crise das crises nos livros.

No dia 19 de maio o professor José Manuel Tedim faz uma homenagem a Itália, um dos países mais afetados pela pandemia. Neste Âmbito Cultural há ainda espaço para o pais que com o encerramento as escolas se tornaram professores. A professora de Matemática Inês Cruz fornece um conjunto de técnicas para que os pais consigam simplificar o ensino aos filhos. A primeira aula é no dia 9 de maio.

A última semana do mês é dedicada aos escritores cujas palavras escritas em páginas de papel acompanharam milhões de portugueses nos tempos de quarentena. Alice Vieira, João Tordo, Patrícia Reis e Gonçalo Cadilhe são alguns dos grandes escritores que vão ler excertos de algumas das suas obras para os seguidores do Âmbito Cultural, de 25 a 31 de maio.

Pode consultar toda a programação e os conteúdos disponibilizados pelo Âmbito Cultural de Lisboa e de Gaia Porto através dos seguintes canais: 

Site oficial  
Facebook  
Instagram  
Twitter 
Linkedin 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,176,906