"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Outras

Tronos de Santo António: Concurso e exposição digital mantêm tradição

O desafio é usar materiais reciclados e muita imaginação. A originalidade e a criatividade na utilização dos diferentes materiais são os dois aspetos mais valorizados pelo júri.

Concurso Tronos de Santo António, 1.º prémio, Armando Serôdio, 1953, Arquivo Municipal de Lisboa / Arquivo Fotográfico

2 Jun

Online


A EGEAC, através do Museu de Lisboa - Santo António e da Programação em Espaço Público, aposta em manter a tradição dos Tronos de Santo António, adaptando esta sexta edição às restrições provocadas pelo atual contexto da pandemia de COVID-19.

Desde 2015, 1 400 tronos estiveram expostos em portas e janelas de 23 freguesias de Lisboa. Este ano, o desafio é diferente: o convite estende-se a Portugal inteiro e não só aos lisboetas como tem sido habitual, e assume forma de concurso e exposição digital, em vez da tradicional exposição de rua.

Outra novidade é a atribuição de um prémio monetário: os três tronos vencedores do concurso ganham 500 euros cada.

As propostas devem ser submetidas até 2 de junho, às 18 horas.

O desafio é usar materiais reciclados e muita imaginação. A originalidade e a criatividade na utilização dos diferentes materiais são os dois aspetos mais valorizados pelo júri.

Uma coisa mantém-se igual: a imagem de Santo António tem obrigatoriamente de ser colocada no topo de cada trono.

A participação é aberta a todos: crianças e adultos, indivíduos e coletividades, alfacinhas de gema ou adotados, religiosos devotos ou fervorosos descrentes.

Para participar, basta preencher a ficha de inscrição e enviar fotografia do trono (com ou sem o respetivo(s) autor(es) junto do Trono) e declaração de autorização de uso da imagem neste âmbito. Ver aqui as condições de participação.

A 13 de junho, dia de Santo António, serão revelados os vencedores e mostrados todos os tronos na exposição online que será inaugurada nas plataformas digitais do Museu de Lisboa, Cultura na Rua e EGEAC.

Mãos à obra e que o Santo vos inspire!

Saiba mais em culturanarua.pt e museudelisboa.pt

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
52,847,464
>