"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

"Drive-In" no 24º Festival de Cinema Avanca 2020

Pela primeira vez, em ecrã gigante ao ar livre, os filmes da competição do festival vão ser exibidos em sistema “Drive-In” num espaço amplo do centro da freguesia e junto ao Centro de Artes que o Cine Clube de Avanca ali se encontra a construir.

18 Jul a 26 Jul 2020

Estarreja


Procurando responder ao contexto de pandemia, e com base nas orientações e recomendações da DGS e do Governo, o festival de cinema AVANCA volta a inovar e adapta-se aos novos tempos.  Um “Drive-In” em Avanca permitirá a exibição à noite das longas metragens da Competição Internacional, bem como das curtas que a organização está a selecionar.

O “Drive-In” não irá acontecer num único lugar, pelo que, antecedendo o festival, serão realizadas sessões em diversos espaços de Avanca e do Concelho de Estarreja. Em junho e julho, os carros irão estar virados para o grande ecrã onde será projetado alguns dos melhores filmes recentemente produzidos em todo o mundo.

O AVANCA 2020 anunciou já a atribuição de um prémio de 5.000 euros destinado ao vencedor da categoria Estreia Mundial, numa parceria com o “AFF – Avanca Film Fund”. Este fundo financeiro destinado ao apoio à produção cinematográfica na região, tal como a organização do festival, é uma parceria entre o Município de Estarreja e o Cine Clube de Avanca.

Na competição oficial deste festival participam filmes de ficção, animação, documentários e obras experimentais, para além de cinema VR (Realidade Virtual). Entre as diversas competições fílmicas que o evento aglutina em cada ano, sobressai a Competição Avanca, constituída pelos novos filmes produzidos na região.

Este ano, os “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA 2020” terão igualmente uma forte componente de proximidade virtual com vários acontecimentos paralelos a acontecer por videoconferência e plataformas informáticas dedicadas.

Durante o dia, não sendo possível projetar no formato “Drive-In”, algumas das competições do festival deverão acontecer nas salas habituais, embora com uma forte redução da sua lotação. O Auditório Paroquial de Avanca verá os seus 1000 lugares sentados ser reduzidos para pouco mais de 200.

Entre 18 e 26 de julho o cinema volta a encontrar os ecrãs no Concelho de Estarreja com os cineastas, espetadores e amantes de cinema confinados ao seu carro. O AVANCA vem acontecendo em cada ano com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, do IPDJ, da CIRA, da Junta de Freguesia de Avanca, do Agrupamento Escolar de Estarreja, da Escola Egas Moniz, da Paróquia e das Associações de Avanca, contando ainda com o apoio de várias universidades e escolas de ensino superior do país, empresas e outras instituições da região.

>> Saiba mais aqui

Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,897,161