"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Município de Loulé promove formação online "Aprender a brincar na adaptação ao meio aquático"

No âmbito das iniciativas promovidas online pela Câmara Municipal de Loulé desde que surgiu o surto pandémico da COVID-19, o que levou a que as ações presenciais tivessem sido canceladas, irá decorrer no dia 5 de junho, das 19h30 às 22h30, a formação online “Aprender a brincar na adaptação ao meio aquático”.

5 Jun 2020

Online


A fase inicial de adaptação ao meio aquático é uma etapa crucial para a aquisição das habilidades aquáticas básicas, pré-requisitos para as habilidades motoras aquáticas específicas, como as técnicas de nado. Porém, esta fase não deverá servir para aplicar uma bateria de exercícios, adquiridos mecanicamente pelas crianças desprovidos de qualquer intencionalidade por parte da mesma. A adaptação ao meio aquático deverá saber responder aos problemas que lhe são colocados, nunca esquecendo algo fundamental: serão sempre crianças! Vivem num mundo imaginário, têm necessidades lúdicas e não compreendem o mundo dos adultos. Assim, as atividades lúdicas devem estar sempre presentes. O conhecimento científico e o domínio técnico de aspetos fundamentais – na área da natação e do desenvolvimento da criança, são requisitos básicos para a utilização de uma metodologia de intervenção adequada. Assim, os profissionais do Desporto devem estar ao nível da exigência que a atividade requer, de forma a garantir a prática de uma metodologia de trabalho bem fundamentada e adaptada às estruturas específicas. É fundamental o desenvolvimento de competências pedagógicas, implementando aulas com uma avaliação rigorosa, respeitando a natureza da criança e potenciando o seu desenvolvimento integral.

Nesse sentido, esta ação terá como principais objetivos dotar os formandos de meios e estratégias para planear aulas de adaptação ao meio aquático com originalidade e criatividade, respeitando a natureza da criança e potenciando o seu desenvolvimento

integral, promover o domínio dos conteúdos e a capacidade de aplicá-los às diferentes realidades e capacitar os formandos para uma atuação regida pelo profissionalismo, rigor e dedicação.

Orientada pela formadora Carla Santos, e numa organização conjunta com a Sapienta Sports, esta formação é creditada pelo IPDJ com a atribuição de 0.3 créditos para a renovação do Título de Natação (GrauI, II, III, IV).

As inscrições podem ser realizadas AQUI.

Recorde-se que, desde 2012, que a Autarquia de Loulé desenvolve um plano anual de formação desportiva composto, em média, por 14 formações anuais creditadas pelo IPDJ e nas mais variadas áreas desportivas. Devido à COVID-19, o plano para o presente ano foi suspenso e será reativado consoante a evolução da situação pandémica que afeta o país e o mundo.

No entanto, a Autarquia louletana desenvolveu um “Plano de Formação Online” que permite a todos os interessados terem acesso a formação creditada pelo IPDJ mas de uma forma segura tendo em conta o atual contexto.

Agenda
Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,976,683