"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Outras

Covid 19 inspira edição especial da Corrida Fotográfica de Portimão

Participantes podem enviar até 28 de junho imagens de qualquer ponto do país.

22 Mai a 7 Jun 2020

Online


No contexto social da atual pandemia, a 20ª Corrida Fotográfica de Portimão, habitualmente realizada em maio e ligada às comemorações do aniversário do Museu, será desta vez uma edição especial Covid 19.

Nesse sentido, o evento não decorrerá dentro dos moldes habituais, quer nos temas, quer no modelo de participação presencial, de um só dia e envolvendo um grupo significativo de participantes.

Dado que este ano, excecionalmente, não será exigida a presença individual e circunscrita ao território do município de Portimão, poderão participar fotógrafos de qualquer ponto do país, através de uma inscrição eletrónica gratuita e o posterior envio das imagens dos quatro temas propostos, em formato JPEG, por via online.

O regulamento desta edição especial Covid-19 tem uma calendarização e um espaço temporal de participação diferentes e um novo formato mais próximo da realidade social e humana deste período pandémico, possibilitando uma participação e um olhar atual, atento e criativo.

Neste sentido a 20ª Corrida Fotográfica, terá como base de trabalho os seguintes quatro temas: Tempos Estranhos; Sinais de Distância; Lugares de Esperança; e Solidariedade. Cada participante deverá apresentar três fotografias originais de cada tema, num total de 12, em ficheiros formato JPEG.

Desta forma são seguidas as indicações da Unesco e do ICOM - Conselho Internacional de Museus, no sentido da recolha de testemunhos para memória futura, neste caso fotográficos, representativos do impacto da Covid 19 no quotidiano das diferentes comunidades.

Assim, todos os interessados em participar deverão inscrever-se obrigatoriamente, entre 22 de maio e 7 de junho, tendo sido estabelecida como data limite para o envio das fotografias, as 24h00, de 28 de junho próximo.

A inscrição eletrónica deverá ser feita em https://bit.ly/3e3nb70 podendo os fotógrafos também inscrever-se na receção do Museu de Portimão, às terças-feiras entre as 14h30 e as 18h00 e das quartas-feiras a domingo, das 10h00 às 18h00.

Aos melhores conjuntos de 12 imagens, serão atribuídos os seguintes prémios: 1º - 600 euros; 2º - 400 euros; 3º - 300 euros: 4º - 200 euros. Está previsto um prémio para jovens entre os 12 e os 18 anos, convertido em cursos de formação online, no valor de 200 euros, ministrados pela ETIC_Algarve, acrescido de material fotográfico no valor de 100 euros.

Será igualmente atribuído um prémio especial do júri, também convertido em cursos de formação online ou presencial, no valor de 200 euros e na área da fotografia e imagem digital, ministrados pelo CLCC - Centro de Línguas, Cultura e Comunicação de Portimão, acrescido de material fotográfico no valor de 100 euros.

Serão selecionadas e expostas as melhores fotografias de cada um dos quatro temas, sendo de realçar que todos os participantes terão direito a um certificado de participação.

O júri da 20ª Corrida Fotográfica de Portimão vai ser composto por três elementos nomeados pela organização, sendo a sua decisão, da qual não haverá recurso, anunciada no dia da inauguração da exposição dos trabalhos premiados, a ter lugar no Museu de Portimão, em data a divulgar oportunamente.

Esta inicitiva tem como media partner o Sul Informação e conta com o apoio das seguintes empresas e entidades: Ocean Revival, CLCC, ETIC_Algarve, Ana-Ana, Restinga e Grupo de Amigos do Museu de Portimão.

Informações complementares podem ser solicitadas pelos telefones 282 405 230 / 282 405 269 ou através do correio eletrónico: corrida.fotografica@cm-portimao.pt. 

>> REGULAMENTO




Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,900,460