"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Curso pintura sobre Azulejo

Neste curso, terá quatro dias para se dedicar a uma das artes mais marcantes da cultura portuguesa. Uma oportunidade única de conhecer e experimentar as diferentes técnicas de pintura sobre azulejo, para depois, sob orientação da Cristina Vilarinho, criar um painel seu, que reflete não só a aprendizagem feita como será a expressão das suas próprias ideias.

22 Jul a 25 Jul 2020

Cerdeira - Home for Creativity
Lugar da Cerdeira 3200-509 Cerdeira
 
“É urgente um outro mundo, mais humano e justo, mais alegre e criativo, mais responsável e em sinergia com a natureza, é urgente um paradigma feminino (…)”

Cristina Vilarinho, designer e sonhadora, gosta de se inspirar na literatura portuguesa.
Além de um trabalho de azulejaria mais clássico, muito solicitado para o restauro, desenvolve desenhos e pintura de azulejo de linhas mais contemporâneas. Aqui encontramos todo o seu imaginário, a sua reflexão sobre o mundo, excertos de textos literários e uma forte ligação a sua cultura.

Hoje em dia são inúmeros os exemplos contemporâneos de revestimento azulejares de edifícios, paredes ou muros, estações de metro entre outros, pensados e criados por artistas, designers, grafiters, arquitectos, a maior parte das vezes desenvolvendo o projecto mas sendo este executado em fábricas ou ateliers de cerâmica. Cristina Vilarinho e Alberto Azevedo do projecto A2 têm colaborado nestes projectos de arquitectura .
O que vai aprender:

- História e técnicas do azulejo;
- Execução de azulejo manual;
- Transferência de desenhos;
- Técnica da majólica;
- Técnica da estampilha;
- Técnica do claro-escuro;
- Preparação e técnicas de vidragem;
Enforna e cozedura.

O azulejo é um dos ícones da cultura portuguesa. A palavra de origem árabe “al-zuleich”, significa pequena pedra polida. De raiz oriental, o azulejo está presente em Portugal há cinco séculos, revestindo e animando paredes de palácios e igrejas, edifícios públicos e estações de comboio e metro, casas e prédios, de forma singular. Depósito de histórias e cultura nas mais variadas técnicas e estilos desde os azulejos de aresta viva hispano-árabes, de motivos geométricos e vidrados coloridos, até aos sumptuosos painéis barrocos de cercaduras exuberantes pintadas a azul cobalto, passando pelos azulejos padrão ou de tapete do século XVII, o azulejo é expressão ímpar do património arquitectónico, cultural, social e económico de Portugal.

Valor 320,00€

- Desconto earlybird de 10% para inscrições (pagamento 50%) até 22 de Junho
- Desconto de 3% sobre o valor do curso se efetuar pronto pagamento

O valor do curso inclui:
- Integração em pequenos grupos de trabalho (8 a 10 pessoas)
- Formação 6 – 8 horas/dia falada em inglês e português
- Atelier aberto 12 horas por dia
- Todos os materiais e cozeduras
- Oferta de alojamento em quarto partilhado nas nossas Residências (casa partilhada com cozinha equipada, balneários, máquina de lavar roupa e Wifi) ou 10% desconto para alojamento numa das nossas Casas Individuais (mínimo de 2 noites)
- Oferta de Jantar de boas-vindas

Inscrições e informações:
joana.salgado@cerdeirahomeforcreativity.com
+351 917 321 222
Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,896,775