"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Infantil

Teatro Nacional de São Carlos lança série infantil O que é que a ópera tem?

O Teatro Nacional de São Carlos apresenta-se aos mais novos com uma série semanal de episódios sobre o seu Teatro, a Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos e, mais genericamente, sobre o universo da ópera e da música clássica.

1 Jun a 29 Jun 2020

Online


O OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E., no âmbito da sua missão estratégica de promoção e alargamento de públicos e reforçando o seu serviço educativo para os mais novos, vai levar a cabo um projeto para crianças dos 6 aos 12 anos de divulgação da Ópera, do Teatro Nacional de São Carlos e da sua Orquestra e Coro. Estreia a 1 de junho e é disponibilizada nos canais digitais do TNSC.

O que é que a ópera tem?

O Teatro Nacional de São Carlos apresenta-se aos mais novos com uma série semanal de episódios sobre o seu Teatro, a Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos e, mais genericamente, sobre o universo da ópera e da música clássica.

Vicente (6 anos), Francisca (7 anos) e Marta (10 anos) são três amigos que em tempo de pandemia não deixam de conversar e brincar, mas agora numa sala de chat. Numa dessas conversas, Marta fala aos amigos da boneca Carlota, a sua amiga que vive no Teatro Nacional de São Carlos.

Em cada episódio, e com a ajuda da Carlota, vamos conhecer maestros, coralistas e músicos da família São Carlos, ficar a saber mais sobre música clássica e sentir a magia que se vive no único teatro de ópera do país.

O primeiro episódio conta com a participação especial de Elisabete Matos, diretora artística do Teatro Nacional de São Carlos, que falará às crianças sobre a ópera que, nas suas palavras, é o espetáculo completo (...) e o que produz o milagre de contar estórias através da música e da palavra.

É neste ambiente de descoberta que serão transmitidas noções básicas sobre as famílias de instrumentos que compõem uma orquestra sinfónica, assim como das diferentes vozes de um coro, o funcionamento dos corpos artísticos, a história da música e da ópera, entre muitas outras.

Haverá breves apontamentos musicais, focados na ópera A Flauta Mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart, interpretados pelos músicos da Orquestra Sinfónica Portuguesa e do Coro do Teatro Nacional de São Carlos.

O que é que a ópera tem?
Todas as segundas-feiras, às 12h, em:
www.saocarlos.pt
www.facebook.com/SaoCarlos
www.instagram.com/saocarlos1793

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,912,681