"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Gastronomia

OGGI CUCINO IO! La cucina italiana a portata di mano

Começa a viagem gastronómica "OGGI CUCINO IO!", 10 receitas de cozinha italiana preparadas pelo chef FABIO CAMPOLI, exclusivamente para o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa.

25 Mai a 31 Mai 2020

Online
OGGI CUCINO IO!
La cucina italiana a portata di mano

Começa a viagem gastronómica "OGGI CUCINO IO!", 10 receitas de cozinha italiana preparadas pelo chef FABIO CAMPOLI, exclusivamente para o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa.

As receitas em vídeo nos vão acompanhar durante 10 semanas e vão estar disponíveis no canal do Youtube e nas páginas sociais do IIC.

#01 No primeiro episódio de "Oggi cucino io!" o chef Fabio Campoli nos mostra como preparar um dos pratos mais representativos da culinária italiana, Spaghetti alla Carbonara. Típico da tradição romana, é um prato que se cozinha um pouco por toda a Itália, hoje em dia apreciado em todo o mundo, preparado com ingredientes simples e de sabor intenso e único, que o caracteriza.

Siga o link para a receita do vídeo Spaghetti alla Carbonara: https://www.youtube.com/watch?v=gDOqR3QhjmE

FABIO CAMPOLI (www.fabiocampoli.it/)
Com mais de trinta anos de experiência em atividades diversas focadas na cultura e no design gastronómico, criou uma maneira "simplesmente diferente" de cozinhar, sempre motivada por uma curiosidade inesgotável e sede de conhecimento. Fundador da empresa Actions Gastronomiche Srl e do jornal Prodigus, Fabio Campoli é atualmente consultor para empresas e restaurantes italianos e estrangeiros, além de ser autor e condutor de programas de televisão e rádio, consultor da indústria cinematográfica e food designer, premiado em ambiente culinário e comunicativo.
Com o seu portfólio de experiências variadas, Fabio Campoli prova ser muito mais do que um chef, graças à amplitude e riqueza de sua cultura no universo dos media, do project management, do mundo editorial, que hoje faz da sua assinatura um sinónimo de classe e qualidade e de uma criatividade direcionada e consciente, que agora se tornou célebre e reconhecível para o público em geral.
As suas próprias paixões levaram-no a se tornar autor de oito publicações e professor de instituições públicas e privadas, assim como as suas habilidades artísticas o levaram a viajar entre os mais famosos cenários de filmes para evocar banquetes históricos e cenários gastronómicos (de "Missão Impossível" 3 "para" Comer, orar, amar " e "To Rome with love", de Woody Allen, para citar apenas alguns). A sua filosofia à mesa, no trabalho e na vida resume-se à atenção às "coisas boas", numa lógica em que o essencial é visível aos olhos de quem vive a cozinha não como um fim, mas como um meio de transmitir emoções e transmitir história e cultura.
Defensor da ideia de transcrever o "sabor" da mente, tem no seu ativo alguns livros entre os quais "Alchimia dei sapori" (La volpe e l’uva editore, 2002), "La mia cucina, semplice, rapida e salutare" (Newton-Compton Editore, 2003), "Note di gusto" (Cucina & Vini Editrice, 2009), "Il mattino ha l'oro in bocca" (Autentica Edizioni, 2012), "Elogio del peperoncino" (Autentica Edizioni, 2013) e "Bergamotto.0" (Iiriti Editore, 2014).
Entre os reconhecimentos recebidos: Premio per la cucina etica (2014), Maestro di Cucina ad Honorem (2006), Premio Caterina de’ Medici, per la sezione gastronomia (2014), Premio alla Letteratura Gastronomica Maria Gallaccio (2004), Stella della Ristorazione (2008), Pergamena d’Onore Leone d’Oro per meriti professionali imprenditoriali (2018).


SPAGHETTI ALLA CARBONARA, A RECEITA de FABIO CAMPOLI
Ingredientes para 4 pessoas
320 g de esparguete
200 g de pancetta
100 ml de vinho branco
3 gemas de ovo
1 ovo inteiro
100 g de queijo Pecorino Romano ralado
Sal e pimenta preta

Preparação
Para começar, corte a pancetta em tiras fininhas e coloque-a numa caçarola pequena com metade do vinho branco. Comece a dourá-la em lume brando, tendo o cuidado de cobrir a caçarola com uma tampa.
Deixe cozer até o vinho se evaporar e a pancetta ficar corada e crocante. Agora, adicione o restante vinho branco e deixe-o evaporar, retire a pancetta do lume e deixe-a repousar. Se deixar arrefecer a pancetta, quando voltar a aquecê-la, ela estará mais crocante. A seguir, misture num recipiente as gemas de ovo, o ovo inteiro e o queijo pecorino ralado, tempere com uma dose generosa de pimenta preta moída na hora e misture tudo com a ajuda de uma batedeira ou de um garfo.
Um pequeno conselho: se preparar primeiro a mistura dos ovos e deixar repousar, ficará mais saborosa.
Por fim, coza a massa em água a ferver e pouco sal. Quando estiver quase pronta e “al dente”, aqueça a pancetta crocante numa frigideira.
Escorra a massa para a frigideira com a pancetta e deixe-a ganhar sabor, fazendo-a saltar de vez em quando.
Ao fim de dois minutos, adicione a mistura de ovos e pecorino e tape, retire a frigideira do lume e deixe repousar um minuto.
Depois, tire a tampa, adicione junto à parede da frigideira um pouco de água de cozer a massa e faça-a saltar rapidamente.
Esta operação irá permitir-lhe ficar com uma carbonara com ovos cozidos e cremosos sem acrescentar natas, ao estilo italiano autêntico.

Só resta desejar-lhe bom apetite!
Agenda
Festivais

Futuros da Liberdade 2024

Mala, Oficina das Artes da Ajuda, Jardim das Damas, Pavilhão Multiusos da Ajuda, Mercado da Ajuda 18 Abr a 21 Abr 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,869,548