"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Reabertura da exposição "Mies van der Rohe: Un’idea di Città [Uma ideia de Cidade]"

Os 50 anos da morte do mestre alemão/americano Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969) continuarão a celebrar-se no Porto. A exposição “Mies van der Rohe: Un’idea di Città [Uma ideia de Cidade]”, organizada no âmbito de MIES.5Oyears.PORTO, reabre dia 1 de junho, na Casa das Artes.

1 Jun a 21 Jun 2020

Casa das Artes - Porto
R. Ruben A 210, 4150-639 Porto
Preço
Entrada livre
 
A exposição destaca uma das caraterísticas da obra de Mies van der Rohe poucas vezes lembrada: a sua habilidade para conformar lugares públicos na cidade moderna, através da arquitetura e integrando a natureza e a malha urbana preexistentes. É dedicada, sobretudo, à sua fase americana.

A exposição inaugurou, na Casa das Artes, no dia 7 de março, com o testemunho, em viva voz, do ex-colaborador de Mies van der Rohe, Peter Forbes. Paralelamente à exposição, conversaram, a 9 de março, Christiane Lange e Paul e Johannes Robbrecht, sobre o projeto de reconstrução do Krefeld Golfclub (Krefeld, 1930).

Oportunamente, serão reagendadas as conversas com Ana Tostões, sobre o extenso projeto de renovação da Villa Tugendhat (Brno, República Checa, 1929-30), e com Mark Sexton, sobre as intervenções de renovação do conjunto 860-880 Lake Shore Drive (Chicago, 1948-51) e do Crown Hall (Chicago, 1950-56). Será, também, reagendada a conferência de Fritz Neumeyer, “Opposites in dialogue: Mies van der Rohe and the art of building”.

A exposição estará aberta até dia 21 de junho.

MIES.5Oyears.PORTO é organizado por Matéria: conferências brancas [Matter: the white conferences] (José Miguel Rodrigues, Helder Casal Ribeiro e Pedro Borges de Araújo), em parceria com DRCN/Casa das Artes, POLIMI (AUIC e dABC) , FAUP, Docomomo International, CMPorto, Jofebar, Panoramah!

+ info 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,174,510