"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Obsessões e Resistências

A Casa-Museu Abel Salazar dá continuidade ao ciclo de exposições "O desenho contemporâneo em diálogo com a obra de Abel Salazar" com desenhos de Mário Vitória.

20 Jun a 19 Set 2020

Casa-Museu Abel Salazar
Rua Dr. Abel Salazar, 488 4465-012 São Mamede de Infesta
Preço
Entrada livre

Em Obsessões e Resistências, o artista plástico Mário Vitória irá expor desenhos que refletem uma faceta da sua obra "... geralmente dedicada à parte submersa do atelier, ou seja, aos primeiros impulsos gráficos, os desenhos germinais, as maquetas, os cadernos de desenho. São esses desenhos feitos de ânsias e expectativas, são desenhos com uma certa compulsividade que podemos de um modo imediato corresponder com Abel Salazar."

O ciclo "O desenho contemporâneo em diálogo com a obra de Abel Salazar", promovido pela Casa-Museu Abel Salazar e com curadoria de Sílvia Simões, pretende colocar a obra do professor histórico da Universidade do Porto numa relação dialógica com desenhos de outros artistas contemporâneos salientando não só, a relevância, mas a pertinência destes mesmos desenhos na atualidade.

Mário Vitória, que realizou estudos intermédios em Lyon (França), Bolonha (Itália) e Sheffield (Inglaterra), licenciou-se em Pintura e fez Mestrado em Práticas e Teorias do Desenho na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. É mestre também pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto na área das Artes Visuais.

Sobre a sua obra já escreveram vários autores da cultura Portuguesa, como Boaventura de Sousa Santos, João Pinharanda, Bernardo Pinto de Almeida, Fernando António Baptista Pereira, Laura Castro, Gonçalo M Tavares, Ana Zanatti, José Luís Peixoto, Valter Hugo Mãe, Artur Cruzeiro Seixas, Manuel António Ribeiro e Ana Luísa Barão.

Representado em inúmeras colecções oficiais e particulares, nacionais e internacionais, Mário Vitória refere que o seu trabalho "...é terreno subversivo e contra limites...", e que "A arte gera significados conflituosos, enunciados que promovem e exigem muitas vezes exercícios de leitura e descodificação, reposicionando no espectador crenças e expectativas em relação a algo, sendo aqui que encontro o seu grande trunfo de utilidade cívica e humanitária."

A inauguração desta segunda exposição do ciclo está marcada para sábado, dia 20 de junho, pelas 17h00, e ficará patente ao público até dia 19 de setembro.

A entrada é livre.

M: 914664340
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,808,064