"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Teatro Municipal do Porto debate o futuro das artes performativas com ciclo de conversas online

Nada ficou no lugar, e agora?. Assim se chama o programa de cinco conversas online sobre o futuro das artes performativas que reúne nomes, como Marco Martins, Pedro Abrunhosa, Joana Barrios e Victor Hugo Pontes.

18 Jun a 16 Jul 2020

Online


O Teatro Municipal do Porto (TMP) estreia na próxima quinta-feira, 18 de junho, um novo ciclo de conversas online intitulado
Nada ficou no lugar, e agora?. Ainda em contexto de pandemia, semanalmente três convidados e um moderador da equipa do TMP serão desafiados a especular sobre as incertezas e o futuro das artes performativas no pós-confinamento, abordando temas como a criação artística, a gestão cultural, a programação, a comunicação e a mediação de públicos.
O ciclo decorre entre 18 de junho e 16 de julho, às quintas-feiras e em direto, às 18h30, na página de Facebook do TMP: https://www.facebook.com/teatromunicipaldoporto 

O primeiro encontro do ciclo (18 de junho, às 18h30) será dedicado à relação entre criadores e a crescente realidade dos palcos digitais, tendo em conta que no online ainda não é possível substituir a experiência física e sensorial de um espetáculo ao vivo. Para o debate, o TMP convidou o cineasta e encenador Marco Martins — realizador de filmes premiados como São Jorge (2016), Alice (2005) e cofundador (com Beatriz Batarda) da companhia de teatro Arena Ensemble –, o ator e encenador José Nunes (cofundador da Estrutura) e a coreógrafa Catarina Miranda, que vão estar à conversa com Cristina Planas Leitão, assistente de programação do TMP.

A “Gestão Cultural” será o tema central do segunda conversa, agendada para o dia 25 de junho, que contará com Carla Bolito (atriz), Cláudia Belchior (Presidente do Conselho de Administração do Teatro Nacional D. Maria II) e Cláudia Galhós (jornalista do Expresso). Com moderação de Francisca Carneiro Fernandes (Diretora Executiva do Teatro Municipal do Porto), as convidadas tentarão responder a várias questões que resultam deste contexto provocado pelo surto de Covid-19 e que envolve equipas, artistas e público “num triângulo de contornos incertos”.

Já no próximo mês, no dia 2 de julho, Tiago Guedes, diretor artístico do TMP, vai moderar uma conversa onde se pretende debater as várias questões relacionadas com a forma de programar em tempos de distanciamento físico. Contará com a participação de Aida Tavares (diretora artística do São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa), Renan Martins (bailarino e coreógrafo) e de Nayse López (diretora do festival Panorama, no Rio de Janeiro), que tem contestado duramente a atuação do governo de Bolsonaro que não só extinguiu o Ministério da Cultura como cancelou o apoio financeiro a um dos mais importantes eventos de artes performativas na América do Sul.

Joana Barrios (atriz e apresentadora), Bernardo Mendonça (jornalista e autor do podcast de conversas A Beleza das Pequenas coisas, no Expresso) e João Vasconcelos (diretor executivo do Canal 180) vão debater os vários desafios que agora se colocam à comunicação dos espaços culturais, que poderão passar pela a adoção de novas ferramentas e de novos formatos para a criação de conteúdos online. A conversa será moderada por José Reis, coordenador de comunicação do TMP, no dia 9 de julho. 

O ciclo termina no dia 16 de julho com uma conversa dedicada à mediação de públicos e como o digital poderá influenciar o desenho de projetos participativos, educativos ou de intervenção comunitária. A conversa, orientada por Ana Cristina Vicente, coordenadora do Paralelo – Programa de Aproximação às Artes Performativas do TMP, contará com a intervenção do autor e compositor Pedro Abrunhosa, do coreógrafo e encenador Victor Hugo Pontes e da socióloga Teresa Duarte Martinho. 

As cinco conversas online do ciclo Nada ficou no lugar, e agora? são de acesso gratuito e contam com interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Todo o programa encontra-se disponível no site do Teatro Municipal do Porto: www.teatromunicipaldoporto.pt 

Agenda
Teatro

O Jantar

Botique da Cultura 29 Mar a 4 Abr 2024

Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,973,769