"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

OS DESCOBRIMENTOS – ou quando os outros povos do mundo descobriram os europeus

Abertas inscrições para Curso History (parceria Centro Nacional de Cultura / CHAM - Centro de Humanidades / TRYVEL) online, coordenado por João Paulo Oliveira e Costa.

6 Jul a27 Jul

Online


Curso History (parceria CNC/CHAM/Tryvel)


Nos últimos anos tem persistido uma polémica acerca dos Descobrimentos, especialmente no que toca à sua natureza. Um dos argumentos mais realçado pelos críticos é que a ideia de Descobrimento traduz um eurocentrismo ou um colonialismo, pois os povos encontrados pelos europeus “já se conheciam a si mesmos”. Esta crítica talvez esteja certa em relação a certos textos e autores de meados do século XX, mas é totalmente descabida nos dias de hoje.

O conceito de “descobrimento”, como é trabalhado hoje pelos especialistas aponta para a globalização, para “um mundo em movimento” em que, a cada momento, europeus e não-europeus tomavam consciência do outro e ambos eram exóticos.

Este curso procura, pois, realçar o modo como as civilizações não-europeias, descobriram a complexidade do mundo pelo contacto com os europeus ao longo de quatro sessões:

1.ª sessão – A experiência africana
2.ª sessão – Perceções asiáticas
3.ª sessão – A aprendizagem americana
4.ª sessão – Partilhas oceânicas



Coordenação: João Paulo Oliveira e Costa
2.ªs feiras, das 18h00 às 19h30

4 sessões, de 6 a 27 de julho
Preço: 100€

Para mais informações contactar Alexandra Prista
Tel: 965 271 877 ou e-mail: divulgacao@cnc.pt

INSCREVA-SE AQUI

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
52,831,005
>