"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais

"Cortiçada Weekend" liga Sertã, Proença-a-Nova e Oleiros em festival cultural inédito nas redes sociais

O evento contará com inauguração de três obras de arte criadas em co-autoria pelas arquitetas Marta Aguiar, Mariana Costa e Sofia Marques de Aguiar, do escritório de arquitetura MAG - Marques de Aguiar, com a realização de workshops e com a transmissão de concertos em streaming. 

"Véu" "Moon Gate" “Farol dos Ventos”

31 Jul a 2 Ago 2020

Proença-a-Nova, Sertã e Oleiros


O evento realiza-se no âmbito do Cortiçada Art Fest – Festival de Experiências Artísticas na Paisagem, dinamizado por estes municípios, em colaboração com o escritório de arquitetura MAG - Marques de Aguiar, que assegurou a curadoria do projeto, com o propósito de homenagear a interioridade e dar uma nova vida à região.

«O “Cortiçada Weekend” sintetiza um ciclo de trabalho com as comunidades locais, de escolha de lugares significativos na paisagem, de encontro e partilha com workshops de artistas da região e culmina com a devolução desta partilha a quem habita e vive cada um destes lugares, sob a forma de três obras de arte: o “Véu”, o “Farol dos Ventos” e a “Moon Gate”, que serão agora inaugurados e constituem um roteiro de obras de arte», explica Marta Aguiar, responsável pela organização do Cortiçada Art Fest. «Todo este processo foi desenvolvido com foco na partilha e na interação com as comunidades locais e com a comunidade da Beira Baixa espalhada entre os centros urbanos do país e do mundo», refere a responsável, sem esquecer «os trabalhos das crianças no Ciência Viva de Proença-a-Nova, com as aproximações criativas ao Farol dos Ventos e às características do lugar, ou os poemas dedicados ao Farol dos Ventos, escritos por quem “pertence” à região da Serra das Talhadas».       

O primeiro dia deste festival em streaming, 31 de julho, é dedicado à vila da Sertã e arranca com o desafio digital “Este ou o teu véu”, às 17h00, que convida os participantes a desenhar, pintar, fotografar, filmar, construir, ou escrever, no sentido de descrever a obra de arte Véu, da Cortiçada Art Fest, instalado na Sertã, ou o seu próprio véu. A ideia é que as interpretações dos participantes sejam partilhadas no Instagram e com a menção @cortiçadaartfest, para que ao longo do dia da inauguração as obras sejam partilhadas no Instagram corticadaartfest, e as mais inspiradoras se habilitem a serem publicadas em corticadaartfest.pt

Às 17h30 realiza-se um workshop com Fernando Nunes, um artesão natural da aldeia do Amioso, apaixonado pela madeira, capaz de transformar raízes inteiras numa peça única de mobiliário. É a forma das raízes e dos troncos que o inspiram e ditam o futuro uso de cada peça. De pedaços de madeira que para outros não serviriam para mais nada, Fernando cria mesas, cadeiras, bancos e garrafeiras, entre outros móveis.

A inauguração da obra “Véu”, no Jardim da Carvalha está marcada para as 21h00. Instalada sobre o açude da Ribeira da Sertã, esta obra celebra a confluência das duas ribeiras e a ponte filipina, mas também entre a paisagem do jardim, a nordeste, e a paisagem rural, a poente, fazendo a transição entre a vila urbana e os terrenos agrícolas. O dia culmina com o concerto streaming do pianista Mário Figueiredo, autor dos discos “Depois de Outras Viagens” e “Fotografia”, que pretende aproximar a música e a fotografia.

No dia 1 de agosto, o palco muda para Proença-a-Nova, e tal como na Sertã, o dia de festival começa com um desafio online, desta vez sobre a obra de arte “Farol dos Ventos”, esta instalada precisamente em Proença-a-Nova. Mais uma vez, o desafio “Este ou o teu Farol dos Ventos” consiste em interpretar esta obra através de outras formas de arte, seja o desenho, pintura, a escrita, a fotografia ou o filme, e promover a sua partilha no Instagram corticadaartfest, com a referência @cortiçadaartfest.

O workshop a realizar em Proença-a-Nova tem hora marcada para as 17h00 e será conduzido por Helena Fernandes, natural da aldeia do Sobral Fernando, que irá partilhar a sua arte, depois de, ao fim de muitos anos, voltar à sua terra para desenvolver as suas tapeçarias, pintura a óleo, carvão, cerâmica e outras artes. Às 20h00 decorre a inauguração da obra “Farol dos Ventos”, esta construída no lugar da Buraca da Moura, na Serra das Talhadas, que, entre a meseta e as terras baixas do Sul, define o enquadramento paisagístico de Proença-a-Nova. A banda Soul Brothers Empire, que acaba de lançar o seu primeiro disco, encerra o dia com um novo concerto streaming, num espetáculo que, entre outros estilos, mistura reggae, punk, rock e ska numa fusão única.

O último dia do Cortiçada Weekend segue até Oleiros, e o desafio online, a partir das 17h00, vai incitar novos participantes a partilharem as suas interpretações sobre a obra “Moon Gate”, instalada neste concelho, através das diferentes formas de arte (desenho, pintura, fotografia, filme ou escrita), para posterior partilha no instagram através da referência @cortiçadaartfest. Segue-se o workshop online, meia hora depois, que será ministrado por Jorge Marquez um artesão autodidata que procura expressar a sua sensibilidade nas peças que cria. Mais conhecido pelo domínio da filigrana em arame que lhe permite construir objetos à escala real, como o carro exposto no museu Automobilístico e da Moda de Málaga, Jorge também domina outras artes, como o desenho, pintura e cerâmica.

Às 21h00, a inauguração da obra “Moon Gate”, em Torna, Ribeira de Oleiros, completa o roteiro de obras de arte da Cortiçada Art Fest, que pela sua cor e texturas, assim como pelos diferentes graus de translucidez, evoca a entrada num jardim distante. E por fim, às 21h30, os Senza protagonizam o último momento musical deste fim de semana cultural online. Esta banda de músicos viajantes apresenta agora o seu segundo disco, “Antes da Monção”, baseado na viagem que fizeram recentemente à Índia, que promete inspirar o público com novas histórias retratadas nas suas canções e com a participação de grandes nomes do panorama musical português como Júlio Pereira, Rão Kyao e João Frade.

A parceria intermunicipal entre os concelhos de Sertã, Proença-a-Nova e Oleiros, que deu origem à Cortiçada Art Fest, surge na sequência dos danos sem precedentes provocados pelos incêndios de 2017, e além da criação de um roteiro, com a produção e instalação de três obras de arte na paisagem, inclui a programação da Cortiçada Week, uma semana de experiências de construção, a realizar no verão de 2021. Em breve será também anunciado um concurso destinado a artistas locais destes municípios, que culminará com uma exposição "Territórios de Fogo”. O Cortiçada Art Fest é um projeto financiado pela DGARTES, no âmbito do “Programa de Apoio em Parceria - Revitalização do Pinhal Interior - Programa de Desenvolvimento Cultural o Território”.

Pode acompanhar todas as novidades do projeto em https://www.corticadaartfest.pt/ e em www.facebook.com/corticadaartfest.

Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,896,496