"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Outras

Famalicão Cidade Orizuro

A Casa das Artes lança uma ação direcionada para as famílias especialmente para as crianças: transformar Vila Nova de Famalicão na Cidade Orizuro.

1 Jun a 20 Set 2020

Vila Nova de Famalicão
Preço
Entrada livre

Todos são chamados a criar em suas casas bandos de pássaros de papel - orizuros - e a colocá-los à janela de casa, complementando a dinâmica criada pelo arco-íris, em voga durante o período de confinamento gerado pela pandemia Covid-19.

Esses pássaros feitos com a técnica de dobragem de papel origami migrarão depois para os espaços verdes da cidade de Vila Nova de Famalicão.

A Casa das Artes tem em curso, desde o início de junho, uma ação direcionada para as famílias, especialmente para as crianças: transformar Vila Nova de Famalicão na Cidade Orizuro. Durante os meses de verão, até setembro, todos são chamados a criar em suas casas bandos de pássaros de papel e a colocá-los à janela de casa, complementando a dinâmica criada pelo arco-íris que muito em voga esteve durante o período de confinamento gerado pela pandemia Covid-19.

Esses pássaros de papel executados com recurso à técnica de dobragem japonesa origami migrarão depois para os espaços verdes da cidade de Vila Nova de Famalicão, num momento celebrativo e comunitário, cumprindo a missão da Casa das Artes de fomento à criação artística, do apoio aos artistas e do envolvimento da comunidade, concretamente, través do programa Casa das Artes Envolvente.

Para ajudar a todos a saber como fazer os orizuros, está disponível um tutorial, passo a passo, em vídeo, nas redes sociais da Casa das Artes (Facebook, Instagram e Youtube).

De facto, vivemos tempos de guerra e é preciso cultivar a Paz. A pandemia gerada pelo Covid-19 é uma guerra mundial mais extensa do que qualquer outro conflito armado. Não há lugares seguros nem territórios neutros. Todos foram declarados em guerra contra um inimigo comum e invisível. É preciso reagir e estamos a fazê-lo. Com perdas, demasiadas perdas. Com consequências que alguns ainda nem sequer começaram a sentir.

Mas o futuro do mundo e da humanidade é feito de esperança e celebração. Estamos todos juntos para combater o inimigo comum e estaremos também convocados para celebrar vitórias. E Vila Nova de Famalicão é um território de futuro e, como tal, avança no pelotão da frente do pensamento e da ação da positividade.

Quando as famílias tiverem os seus pássaros feitos, são convidadas a enviar fotos das suas criações colocadas à janela para o email: casadasartes@famalicao.pt para podermos mostrar a todos a beleza das criações realizadas.

Há vários anos que a Casa das Artes de Famalicão, em coprodução com a Companhia de Música Teatral (CMT), desenvolve o projeto “Orizuro” que através de modelos inovadores de formação de profissionais e de intervenção junto da comunidade escolar, implementou um conjunto de boas práticas artísticas para a infância aprofundando a relação entre a Companhia de Música Teatral, a Casa das Artes e a intervenção educativa na envolvente do Município.

O nome do projeto deriva do origami “Orizuru” – que na cultura tradicional do Japão é um símbolo de felicidade e paz – inspirou este projeto que visa ajudar a olhar e a escutar o mundo de forma poética desde a primeira infância.

Através de um conjunto de práticas educativas em que se estabelece diálogo entre famílias e profissionais, a intervenção estende-se a toda a comunidade procurando-se bases educativas para resultados de longo alcance.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,889,759