"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"Fazer de casa labirinto" na Galeria Balcony

"Fazer de casa labirinto" é um projeto transdisciplinar com curadoria de Ana Cristina Cachola e Sérgio Fazenda Rodrigues, envolve nove artistas e 13 agentes culturais e, além da exposição, concretiza-se na publicação de um livro que será lançado em setembro.

25 Jul a 16 Set 2020

Balcony - Contemporary Art Gallery
Rua Coronel Bento Roma, 12A 1700-122 Lisboa
Preço
Entrada livre

Artistas: Carla Cabanas, Fernão Cruz, Gisela Casimiro, Henrique Pavão, Horácio Frutuoso, Mané Pacheco, Nuno Nunes-Ferreira, Sara Mealha e Susana Mendes Silva.

Inauguração: 25 de julho, sábado, 14h – 19h30
www.balcony.pt

A galeria Balcony inaugura no dia 25 de julho, entre as 14h e as 19h30, a exposição coletiva "Fazer de casa labirinto", que reflete sobre a experiência da pandemia Covid-19 e os seus impactos nas relações e na vivência do espaço, do psicológico ao urbano.

O projeto é promovido pela galeria Balcony e conta com o financiamento do Fundo de Emergência Social (FES) da Câmara Municipal de Lisboa.

Partindo da criação de objetos artísticos, textos e ilustrações autorais, "Fazer de casa labirinto" analisa o modo como se pode contribuir para a produção de sentido cultural de pertença, problematizando a relação entre espaços público e privado na complexidade do urbano, procurando, paralelamente, auxiliar a subsistência e a visibilidade de artistas e agentes culturais envolvidos. 

A exposição apresenta trabalhos inéditos, na sua maioria novas produções, desenvolvidas por artistas com diferentes percursos, formas de expressão e faixas etárias, em torno da visualidade e da experiência da pandemia Covid-19. Como enquadrado pela equipa de curadoria, a exposição “articula o modo como a arte contemporânea aborda um conjunto de modificações, pensando o espaço, do psicológico ao urbano, em tempos de pandemia e (des)confinamento, para refletir sobre a alteração de padrões de relacionamento, como o distanciamento social, as restrições de mobilidade, e as experiências individuais e coletivas”.

Trabalhos de pintura, fotografia, instalação e performance vão ocupar e expandir a exposição além do espaço da galeria, traçando um “labirinto” que sobrepõe experiências e abordagens sobre o corpo, a proximidade, as relações e questões associadas à memória e às esferas doméstica e laboral.

O livro homónimo vai documentar os processos de criação artística e curatorial, o projeto expositivo, editar reflexões sobre o impacto da pandemia no imaginário presente e na experiência da cidade, da autoria dos curadores do projeto e dos investigadores Eliana Sousa Santos e Rodrigo Ribeiro Saturnino, e ilustrações originais de Carolina Elis.

A exposição "Fazer de casa labirinto" pode ser visitada até 16 de setembro, de terça-feira a sábado, entre as 14h e as 19h30. O programa contempla visitas guiadas pela equipa de curadoria nos dias 29 de julho, 22 e 29 de agosto, 5 e 12 de setembro, sempre com início às 15h e admissão livre, mediante marcação através do e-mail: info@balcony.pt. Para visitar a galeria Balcony é obrigatório o uso de máscara e a ocupação do espaço encontra-se limitada a 10 pessoas.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,148,907