"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Museu do Oriente promove workshop de Gravura com Chine Collé

Este processo de gravura usa a força da prensa para embutir papéis finos em impressões, que assim ganham novas cores e texturas. Neste workshop cada participante fará várias impressões, usando matrizes alternativas e papéis orientais.

19 Set 2020  |  10h00

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa
Preço
35.00€

Com Nic e Inês
Horário | 10.00 às 13.00
Participantes mín.7, máximo 15

Chine-Collé é um processo de gravura que visa embutir papéis finos tradicionalmente importados da China, Índia e Japão) em impressões de gravura através da força da prensa. Esta técnica permite adicionar cores ou texturas diferentes do papel de suporte ou da tinta de impressão.

Inicialmente são expostos vários exemplos, bem como teoria de apoio e o enquadramento histórico da Gravura. De seguida explora-se a gravura com recurso a matrizes alternativas, que permitem resultados mais céleres e práticos do que as técnicas tradicionais.

Cada participante poderá realizar várias impressões com folhas e papel a seu gosto ou com papéis orientais fornecidos pelos formadores.

PROGRAMA
  • Sensibilizar os participantes para o universo da impressões e gravura
  • Experimentar técnicas alternativas
  • Desenvolver a imaginação e criatividade
  • Promover a postura crítica e o desenvolvimento de projeto individual
Nic e Inês são Nicholas Carvalho (África do Sul) e Inês Almeida (Évora). Conheceram-se na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde tornaram professores. Dedicam-se a criar e expor os seus próprios Livros de Artista experimentais, ministrando workshops nesta área. Promovem regularmente conversas, atuações e workshops com artistas e autores proeminentes nas áreas da música, da literatura, e da ilustração, num evento chamado Parlapiê. Mais recentemente publicaram livros infantis ilustrados em Portugal, no Brasil e na Índia. Em 2016 deram a volta ao mundo, numa viagem que os levou a 3 continentes em busca de inspiração. Fizeram apresentações, e workshops nos EUA, Coreia do Sul, Vietname, Taiwan e Austrália.

>> Mais informações e inscrições
Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,140,407