"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

João da Silva (1880-1960) o legado e a crise da SNBA de 1952

Venha conhecer a história do encerramento da SNBA decretado pelo Estado Novo, em 1952 e o espólio legado pelo escultor João da Silva nesse contexto.

28 Jul a 26 Set 2020

Sociedade Nacional de Belas Artes
Rua Barata Salgueiro, 36, 1250-044 Lisboa
Preço
Entrada livre

A exposição inserida na programação Lisboa Capital Verde Europeia 2020, com entrada livre, está aberta de segunda a sexta-feira, das 12h00 às 19h00 e aos sábados das 14h00 às 19h00. Encerra aos domingos e dias feriados.

Estava em 1952 a SNBA encerrada e selada, pelo Estado Novo, há longos meses e sem perspectivas de solução, uma grave crise de raízes políticas. O escultor João da Silva (1880-1960) e a sua mulher, a pianista Maria do Pilar, registam então em testamento notarial, no mês de Agosto desse ano de chumbo, o seu legado inteiramente a favor da Sociedade Nacional de Belas Artes.

O legado de João da Silva será um dos episódios mais marcantes com que os artistas defendem a sua mais antiga associação, concorrendo para a sua reabertura, sendo esta enfim lograda em Novembro desse ano pelo último recurso aos fundadores, já quase todos pelos 70 ou 80 anos de idade, mas inconformistas: António Conceição Silva, António Saúde, Falcão Trigoso, Alberto Sousa e Pedro Guedes.

São aqui documentados todos os detalhes, desde a expulsão do associado Eduardo Malta ao encerramento da Sociedade pelo Ministério do Interior, passando pelo longo silêncio do regime. Enquadram-se as raízes nas Exposições Gerais de Artes Plásticas, desde 1946, e do alvorecer da alternativa do novo partido MUD na SNBA. As iniciativas de todo o meio artístico da época, na Sociedade Nacional de Belas Artes galvanizam o público e testemunham a renovação necessária.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,138,439