"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

Black Bombaim e Luís Fernandes fazem abertura do Quinto episódio do CLOSE-UP

Numa edição adaptada às condicionantes que vivemos, para salvaguardar a segurança dos espectadores, mas sem abdicar da importância da relação do público com a sala de cinema, deixamos algumas pistas para o quinto episódio do CLOSE-UP – Observatório de Cinema, que decorrerá em vários espaços do Teatro Municipal, de 10 a 17 de outubro, em Vila Nova de Famalicão.

10 Out a 17 Out 2020

Casa das Artes de Famalicão
Avenida Carlos Bacelar, Parque de Sinçães


O pandemónio da presente pandemia afeta as relações sociais em todas áreas geográficas e demografias, mas é nos grandes aglomerados populacionais, nas urbes, que o medo é gerador de perplexidades e onde se revelam as mais díspares reações ao confronto ou convívio com um vírus que já mudou a nossa forma de viver.

A Cidade sempre se revelou um ecossistema onde florescem múltiplas temáticas que o Cinema trata e projeta no ecrã. É esta relação do Cinema/Cidade que o 5.º Episódio do Close-Up - Observatório de Cinema de Famalicão quer explorar assumindo como mote: Cinema na Cidade. Assim, esta quinta edição projeta-se orientada pelas relações do Cinema com a Cidade, no habitual encontro entre ficção e documentário, produção contemporânea e história do cinema.

O Close-Up, que decorre entre 10 e 17 de outubro, tem programadas 30 sessões em sala.

Os naturais destaques vão para a exibição de dois filmes-concerto, por Cristina Branco (The River de Frank Borzage) e Black Bombaim & Luís Fernandes (A Idade de Ouro de Buñuel), sendo este uma estreia.

Destaca-se ainda um programa dedicado à filmografia de Pedro Filipe Marques, incluindo uma carta branca ao realizador.

Outro dos destaques do programa de 2020 vai para um panorama em volta do mote desta edição – Cinema na Cidade – que inclui filmes de Wenders, João Pedro Rodrigues & Rui Guerra da Mata, Fellini e Alain Tanner, entre outros;

Atente-se ainda para as histórias do cinema do período mexicano de Luís Buñuel.

Tal como é habitual, a comunidade escolar tem preparado um conjunto de sessões que assinala, também, a passagem dos 75 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.

As duas sessões para famílias contam com a mais recente produção da Pixar – “‘Bora Lá” – e uma produção japonesa da Studio Ponoc – “Mary e a Flor da Feiticeira”.

Reitera-se o privilégio do espectador do CLOSE-UP, de participar nas sessões comentadas que se estendem por todo o programa, com a presença de realizadores, críticos e programadores.

 Bilheteira Sessões
Geral: 2 euros | Cartão quadrilátero: 1 euro | Entrada livre: estudantes, seniores, associados de cineclubes.
Bilheteira Filmes-concerto (Black Bombaim & Luís Fernandes / Cristina Branco)
Geral: 6 euros | Cartão quadrilátero, estudantes, seniores, associados de cineclubes: 3 euros
Bilheteira Sessões para Famílias
Geral: 2 euros | Cartão quadrilátero, estudantes, seniores, associados de cineclubes: 1 euro
Café Kiarostami (Foyer e Café-concerto): entrada livre 

Toda a informação em www.closeup.pt www.casadasartes.org

Agenda
Teatro

O Jantar

Botique da Cultura 29 Mar a 4 Abr 2024

Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,969,552