"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Gastronomia

Arrebita Portugal estreia festa da gastronomia em Portimão

Portimão acolhe entre 21 e 23 de agosto a primeira edição do Arrebita Portugal, evento que pretende levar o melhor da gastronomia nacional a vários pontos do país.

21 Ago a 23 Ago 2020

Portimão


Henrique Sá Pessoa integra lista de mais de 30 prestigiados chefs para o Arrebita Portimão

Três dias, mais de 13 horas, mais de 30 chefs e entrada gratuita: o Arrebita Portimão, festa da gastronomia promovida pela Amuse Bouche decorre nos dias 21, 22 e 23 de agosto na zona central da cidade e já tem cartaz fechado, sendo Henrique Sá Pessoa, chef reconhecido com duas estrelas Michelin no Alma, um dos nomes que animarão um fim-de-semana que tem como objetivo estimular a economia, o comércio e o turismo locais.

Entre nomes consagrados e jovens promessas da gastronomia nacional, os cozinheiros têm como desafio servir a mais deliciosa e criativa street food em modo grab & go (com pratos entre os 5 e os 8 euros), utilizando o melhor produto português e, sempre que possível, algarvio. Não vão servi-la num restaurante, mas sim em lojas localizadas no centro de Portimão, sendo que nos dias do festival os espaços aderentes estarão abertos no seu horário habitual, estendendo a hora de fecho até às 23h30.

Com um contingente de peso, a nova geração é representada por alguns dos mais talentosos jovens chefs portugueses, como Pedro Abril (Chapitô à Mesa, Lisboa), Vítor Adão (Plano, Lisboa), Bernardo Agrela (East Mambo, Lisboa), Filipe Ramalho (Basilii, Torre de Palma Wine Hotel, Monforte), Diogo Noronha (ex-Pesca, Lisboa), Carlos Teixeira (Herdade do Esporão, Reguengos de Monsaraz), Tiago de Lima Cruz (ex-Taberna Sal Grosso), Mateus Freire (Faz Frio, Lisboa) e Manuel Lino (Audaz Gastropub, Lisboa). Angélica Salvador (IN Diferente, Porto), Natalie Castro (Isco, Lisboa), Marcella Ghirelli (Comida Independente, Lisboa) e Leonor Godinho (Musa da Bica, Lisboa) representam o talento no feminino, enquanto Tiago Bonito (Largo do Paço, Casa da Calçada, Amarante) e Rui Silvestre (Vistas, Cacela) completam o grupo dos chefs reconhecidos com estrela Michelin.

Como não podia deixar de ser, são também muitos os chefs algarvios (ou a trabalhar no Algarve) que se juntam à festa: Rui Sequeira (Alameda, Faro), Emídio Freire (Faina, Portimão), Francisco Barbosa (The Elska Kitchen, Aljezur), João Marreiros (Loki, Portimão), Leandro Araújo (Cafezique, Loulé), Marco Morais (F, Portimão) e Hagmitt Almeida (Polvo & Companhia, Santa Luzia) têm confirmada a sua presença.

A este cartaz juntam-se ainda nomes sonantes como os de André Lança Cordeiro (Essencial, Lisboa), Filipe Rodrigues (Taberna do Mar, Lisboa), Hugo Brito (Boi-Cavalo, Lisboa), Luís Gaspar (Sala de Corte), Moisés Franco (Zazah, Lisboa), Napoleão Valente (Pabe, Lisboa), Maurício Vale (Soi, Lisboa) e Vítor Hugo (ex-Peixola, Lisboa).

De forma a garantir todos os critérios de segurança, assegurados por uma comissão de avaliação criada pela Câmara Municipal de Portimão e que integra a Proteção Civil local, a Direção Geral da Saúde, a Polícia de Segurança Pública e os Bombeiros, a entrada do público é limitada à lotação do recinto – 40 pessoas em permanência em cada uma das ruas.

A degustação dos pratos deverá, por isso, ser feita fora do recinto, de forma a permitir que todos os presentes consigam provar os pratos criados pelos chefs, merecendo referência o facto de a Amuse Buche garantir a realização do teste à Covid-19 a todos os chefs e pessoal auxiliar, com o objetivo de salvaguardar a proteção de todos os participantes, bem como da população local e dos visitantes do Arrebita Portimão.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,101,526