"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

Festa do Cinema Italiano a partir de 4 de novembro em mais de 10 cidades portuguesas

A 13.ª Festa do Cinema Italiano realiza-se, a partir de 4 de novembro em mais de 15 salas de cinema portuguesas, com o mesmo espírito acolhedor, curioso e transversal das edições anteriores, exibindo um conjunto de filmes italianos, aclamados pela crítica internacional e alguns dos maiores sucessos de bilheteira em Itália.

4 Nov a 29 Nov 2020

Almada, Alverca do Ribatejo, Aveiro, Beja, Caldas da Rainha, Cascais, Coimbra, Lisboa, Loulé, Penafiel, Ponta Delgada, Porto, Setúbal, Tomar, Viseu

Em Lisboa, o festival realiza-se de 4 a 12 de novembro, no Cinema São Jorge (sessões de abertura e de encerramento), no UCI El Corte Inglés, e na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, onde são exibidos os filmes da retrospetiva dedicada a Federico Fellini ao longo de todo o mês de novembro.

Para além de Lisboa, a Festa do Cinema Italiano realiza-se em Cascais (5-8 novembro, O Cinema da Villa), Porto (5-12 novembro, Cinema Trindade), Setúbal (5-8 novembro, Cinema Charlot), Alverca do Ribatejo (6-7 novembro, Teatro-Estúdio Ildefonso Valério), Penafiel (7-8 novembro, Cinemax), Aveiro (10 e 12 novembro, Teatro Aveirense), Coimbra (10-12 novembro, TAGV), Beja (10-12 novembro, Pax Julia Auditório Municipal), Caldas da Rainha (11-13 novembro, CCC), Loulé (13-15 novembro, Auditório do Solar da Música Nova), Viseu (17-20 novembro, Auditório IPDJ), Tomar (17-21 novembro, Auditório Biblioteca Municipal Dr. António Cartaxo da Fonseca), Almada (25-29 novembro, Auditório Fernando Lopes-Graça), Ponta Delgada (27-29 novembro, Teatro Micaelense), seguindo para outras cidades portuguesas a anunciar em breve.

A Festa do Cinema Italiano terá ainda uma parte da programação disponível online, em colaboração com a plataforma de cinema independente Filmin.pt, onde será possível ver alguns dos filmes presentes no evento físico e alguns títulos inéditos que irão completar e dialogar com a programação do festival.


DESTAQUES DE PROGRAMAÇÃO:

Sessão de abertura – antestreia

Em antestreia portuguesa, um dos filmes mais esperados do ano, Pinocchio (Pinóquio), de Matteo Garrone, com Roberto Benigni é o filme de abertura de 13ª Festa do Cinema Italiano, que tem lugar no dia 4 de novembro, em Lisboa, no Cinema São Jorge. 
Considerado um dos realizadores mais interessantes do novo cinema italiano (Gomorra, Dogman, O Conto dos Contos), Matteo Garrone volta ao clássico da literatura infantil, mantendo as tintas sombrias do original livro de Carlo Collodi. 

Sessão de encerramento - antestreia
Depois do sucesso de Cá por Casa Tudo Bem, Gabriele Muccino volta ao melodrama com  Gli anni più belli (Às Coisas que nos Fazem Felizes), um filme sobre a amizade e o amor desenvolvido ao longo de várias décadas, lembrando a melhores obras de Ettore Scola e com grandes interpretações de Pierfrancesco Favino, Kim Rossi Stuart, Micaela Ramazzotti e Claudio Santamaria. 
A sessão de encerramento realiza-se no dia 12 de novembro, no Cinema São Jorge, em Lisboa, e no Cinema Trindade, no Porto.

Antestreias

Momenti di trascurabile felicitá, de Daniele Luchetti, apresenta-nos uma comédia que coloca a questão se numa hora e meia de filme teríamos tempo para aquilo que conta realmente. Para estar com as pessoas que gostamos e apreciar as pequenas coisas da vida.

Depois de A Rapariga no Nevoeiro, Donato Carrisi volta ao grande ecrã com L'uomo del labirinto  (No Centro do Labirinto), baseado num dos seus best sellers, O Homem do Labirinto. Um thriller frenético com Toni Servillo e Dustin Hoffman como protagonistas que não irá desiludir os fãs do género.

Figli (Manual de Sobrevivência para Pais), de Giuseppe Bonito é uma brilhante comédia sobre a dificuldade de um casal em aguentar o stress e as dificuldades que um bebé implica. 

Do Festival de Berlim, chega Favolacce dos irmãos Fábio e Damiano D’Innocenzo. Um conto de fadas sombrio, cheio de tensão e desconforto sobre famílias que veem as suas esperanças e sonhos a caírem cedo demais.

Por último, mas não menos importante, o filme Un Figlio de Nome Erasmus, uma comédia italiana filmada inteiramente em Portugal protagonizada pela jovem atriz Filipa Pinto, que estará presente na sessão.
 
Tutto Fellini - Retrospetiva Integral           
Este ano, o festival, em parceria com a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, não pode deixar de homenagear, o nascimento do Federico Fellini, através de uma restrospectiva integral do grande mestre do cinema italiano. Uma oportunidade única para ver a filmografia completa, desde os clássicos às obras inéditas como programas de televisão e o filme com Wes Anderson dedicado ao realizador italiano.
O convidado de honra desta retrospetiva será o jornalista, realizador e assistente de Fellini, Gianfranco Angelucci, um dos mais respeitados especialistas e divulgadores da obra do mestre de Rimini.

Sessões especiais:
 
A Grande Arte no Cinema, o ciclo de filmes sobre a arte italiana e mundial integra o festival através de um conjunto de títulos de grande interesse sobre a vida de artistas como Palladio, Bernini e Leonardo Da Vinci. 

Haverá ainda uma sessão especial no Cinemas Nimas com a exibição do filme Il peccato – Il furore di Michelangelo, de Andrei Konchalovsky, o último filme do realizador e tem como protagonista o pintor e escultor Michelangelo. Um retrato do artista "divino” e a sua relação com o seu trabalho, particularmente, com a pedra (branco mármore) do qual nasceram algumas das maiores obras artísticas do mundo, como por exemplo, a estátua de David.

A música italiana também será destacada com o documentário Paolo Conte, via con me sobre o carismático compositor italiano.

Calendário das estreias:
Pinóquio: 5 Novembro - Distribuição: Nos Audiovisuais
Il peccato - la furore di Michelangelo (O Pecado):  Data a definir -  Distribuição: Legendmain Films
Às Coisas que nos Fazem Felizes:  - 19 novembro - Distribuição: Outsider Films
Momenti di trascurabile felicità: 19 novembro - Distribuição: Midas Filmes

Programação completa aqui

Bilhetes
Os bilhetes para a sessão de abertura e de encerramento já estão à venda na Ticketline e no Cinema São Jorge a partir de 21 de Outubro. 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,883,879