"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Fotógrafo Augusto Brázio apresenta exposição "Fechados" no Palácio Landal

O Município de Santarém, através do projeto municipal Santarém Cultura, inaugurou a exposição de fotografia de Augusto Brázio, no Palácio Landal.

29 Set a 20 Nov 2020

Palácio Landal
Rua Serpa Pinto, 185


A inauguração esteve a cargo de Inês Barroso, vereadora da Cultura, e contou com a presença do Diretor de Departamento e chefe de Divisão da Cultura, Dr. Carlos Coutinho e Dr. Marco Loja.

Inês Barroso agradeceu e elogiou o trabalho de Augusto Brázio que durante o estado de emergência saiu de sua casa e percorreu quilómetros para retratar como as nossas fronteiras foram fechadas e que agora partilha a sua experiência com Santarém.

Conforme relatou Sérgio Gomes “Logo depois do anúncio do estado de emergência, a 13 de março, Augusto Brázio começou a retratar as (poucas) pessoas com quem se cruzava na rua durante as suas saídas de casa para a manutenção das rotinas essenciais. Pouco depois, foi alargando esse círculo à medida da sua curiosidade. Quando olhamos agora para estes retratos, parecem-nos figuras saídas de um filme de ficção científica ou personagens das grandes produções-catástrofe que nos enchem os ecrãs, tal é o nosso prazer em ver ao longe cenários que, gostamos de pensar, nunca poderão acontecer no nosso tempo de vida, no nosso país, no nosso bairro, com a nossa família.

Depois de uma primeira aproximação mais rápida e intuitiva, traduzida em imagens de efeito mais imediato, a atenção de Augusto Brázio voltou-se para outro tipo de fechamento, agora sem rostos, mas carregado de simbolismo – o fecho das fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha, decretado a 16 de março.

Brázio foi perspicaz ao perceber o quão único era este momento. Reuniu a família e contou-lhe os seus planos para calcorrear o país de alto a baixo, batendo todos os pontos de ligação entre Portugal e Espanha – ou pelo menos aqueles que lhe apareciam no Google Maps, que, afinal, se revelou uma ferramenta eficaz e exaustiva. Apesar de ter passado por quase uma centena de fronteiras, o seu foco estava sobretudo nos pontos em que a mobilidade ficou totalmente proibida.

De todas as imagens emana uma estratégia de defesa e de isolamento. Sendo sobretudo um ensaio sobre como se propaga o medo e como se tornaram obtusas e risíveis as demarcações físicas entre dois países, Fechados revela também o momento de extraordinária inquietação de quem tomou as imagens. Estas fronteiras outra vez erguidas funcionaram para Augusto Brázio como um rebobinador de memórias até um tempo de guardas-fiscais, fardas, carimbos, vistorias, sacos de caramelos e suores frios por causa de compras à socapa.”

Augusto Brázio nasceu em Brinches, concelho de Serpa em 1964.

Estudou na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Começou o seu percurso como fotógrafo no início dos anos 90 na imprensa, onde assinou diversos trabalhos na área do documental assim como no retrato. Nos últimos anos focou-se nos projetos pessoais onde reflete sobre questões de imigração, pertença e ocupação do território. Os seus trabalhos pessoais estão representados em várias coleções públicas e privadas. Pertenceu ao coletivo de fotógrafos Kameraphoto.

A exposição tem entrada gratuita, e de 29 de setembro a 07 de outubro, está aberta apenas por marcação [e visitas escolares]. A partir do dia 7 de outubro e até 20 de novembro, está aberta ao público em geral no seguinte horário: 10h00-12h30 e 14h30-17h30, de 3ª a sábado.

Mais informações através do e-mail escala@cm-santarem.pt.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,928,553