"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"Galo de Barcelos – a recriação de um símbolo"

Mais que uma exposição, é um convite para apreciar a beleza e autenticidade deste ícone que faz parte do imaginário identitário de todos os portugueses.

2 Out a 21 Nov 2020

Museu Municipal Casa Mora
Avenida dos Pescadores, nº 52, 2870 Montijo
Preço
Entrada livre


É um ícone nacional. Conhecido aqui e além-fronteiras. Produto cultural e turístico de excelência, o Galo de Barcelos faz parte do nosso património identitário. Figura que resulta das lendas associadas ao Caminho de Santiago, foi evoluindo no formato e nas cores, assumindo as tendências e os gostos da sociedade.

Seja mais tradicional, pintado de preto e salpicado de cor, ou mais moderno, colorido a uma só cor, misturando pinturas ou refletindo outros símbolos nacionais como o fado ou os lenços de namorados do Minho, o Galo de Barcelos tem despertado a curiosidade de muitas artistas que vão criando e recriando esta personagem maior do figurado de Barcelos.

A exposição, resultante de uma parceria com a Câmara Municipal de Barcelos, pode ser visitada de terça feira a sábado das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

*No cumprimento das orientações da DGS, só é permitida a presença de duas pessoas de cada vez, sendo obrigatório o uso de máscara de proteção.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,191,127