"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"Dissonâncias"

Coleção MNAC: Aquisições e Doações 2010-2020

30 Set a 15 Nov 2020

Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado
Rua Serpa Pinto, 4, 1200-444 Lisboa

Curadoria: Adelaide Ginga, Emília Tavares


Assinalando uma década de novas doações e aquisições ao Museu Nacional de Arte Contemporânea, a exposição Dissonâncias, com curadoria de Adelaide Ginga e Emília Tavares, apresenta, nesta seleção de 87 trabalhos de 45 artistas, obras significativas da criação artística nacional do século XIX até ao início do XXI, agora na coleção do museu, suprindo algumas antigas e significativas lacunas. Do desenho à pintura, passando pela gravura, fotografia, instalação, escultura, objetos e vídeo, a exposição reflete a crescente abrangência e representatividade da coleção — num registo eclético, cronológica e esteticamente, que justifica o título. 

 

Apresentando obras de Ana Pérez-Quiroga, Ana Vidigal, André Cepêda, António Olaio, Arnaldo Fonseca, Artur do Cruzeiro Seixas, Augusto Alves da Silva, Carlos Noronha Feio, Columbano Bordalo Pinheiro, Cristina Ataíde, Ernesto de Sousa, Gérard Castello-Lopes, Hein Semke, Henrique Vieira Ribeiro, Hugo Canoilas, Inês Norton, João Cristino da Silva, João Francisco Camacho, João Moniz Pereira, João Pedro Vale, Jorge Barradas, Jorge Molder, Jorge Oliveira, Jorge Pinheiro, Jorge Silva Araújo, José A Marco Godinho, José Luís Neto, José Maçãs de Carvalho, José Pedro Cortes, Júlia Ventura, Manuel Botelho, Márcio Vilela, Maria Barreira, Maria Gabriel, Mário Cesariny, Miguel Soares, Mónica de Miranda, Nuno Calvet, Nuno San Payo, Pedro Portugal, René Bértholo, Rodrigo Oliveira, Rolando Sá Nogueira, Sara e André, e Victor Pires Vieira, esta exposição é também uma forma de o MNAC agradecer aos doadores e reconhecer, publicamente, a relevância do seu legado.

 

ATÉ 15 DE NOVEMBRO.

Entrada pela Rua Serpa Pinto.

Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,899,018