"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Curso de Escultura em Cerâmica e Cozedura a Lenha - Renato Costa e Silva & Kerstin Thomas

“(…) escolho muitas vezes a cerâmica para a escultura porque é um material mais receptivo, imediato…facilmente capta uma ideia ou emoção(…)”

27 Mar a 4 Abr 2021

Cerdeira - Home for Creativity
Lugar da Cerdeira 3200-509 Cerdeira
 
Renato Costa e Silva é um investigador e contador de estórias, as suas escultura falam-nos disso mesmo. Se por um lado são fruto de um processo metódico de concepção e que passa por desenhos e maquetes, a preparação da matéria prima até a execução o mais exacto possível, preserva e cultiva, por outro lado, uma espontaneidade no processo da modelagem e uma vontade de experimentação que culminam na entrega das peças à acção do fogo. Realizadas em pastas preparadas e optimizadas para cada novo trabalho, as peças em grés ou porcelana abordam a sua visão do mundo, deixam transparecer um profundo entendimento do ser humano, cheio de humor e carinho. Constrói o seu primeiro forno a lenha e inicia a actividade profissional em 1980, fazendo parte da primeira geração de ceramistas que encontrou na cerâmica contemporânea um meio de expressão artística e modo de vida. 40 anos de actividade, com exposições em Portugal mas também em França, no Canadá, nos EUA, Bermudas e Kuwait, viagens de estudo pela Europa, aos EUA e Japão, Renato continua a investigar, experimentar e perfeccionar técnicas e materiais, e, felizmente tem também gosto em partilhar o seu vasto conhecimento. Nos seus cursos, Renato Costa e Silva leva-nos sempre ao cerne da questão. Aprender com ele é uma oportunidade única de ganhar um entendimento mais profundo de todo o processo cerâmico, desde a formação de argilas à preparação de pastas adequadas a cada trabalho, das técnicas de construção, preparação e utilização de vidrados às cozeduras a lenha. Juntamente com Kerstin Thomas, vai apoiar cada aluno a progredir e levar para casa objetos e pequenas esculturas que reflectem não só a aprendizagem feita como também a expressão pessoal de cada um.

Programa
Desenvolvimento, planeamento e realização das suas ideias;
Escolha e preparação da pasta adequada ao seu projecto;
Reflexão sobre opções estéticas;
Técnicas diversas de construção da sua escultura;
Reflexão sobre superfícies e texturas;
Reflexão sobre as infinitas possibilidades de cozeduras a lenha;
Acompanhamento ativo da cozedura conjunta das esculturas no Sasukenei – Forno sem Fumo.

Condições
O valor do curso inclui:
Integração em pequenos grupos de trabalho (8 a 10 pessoas);
Formação 6 – 8 horas/dia com assistente técnico, falada em inglês e português;
Atelier aberto 12 horas por dia;
Todos os materiais e cozeduras;
Oferta de alojamento em quarto partilhado nas nossas Residências (casa partilhada com cozinha equipada, balneários, máquina de lavar roupa e Wifi) ou 10% desconto para alojamento numa das nossas Casas Individuais (mínimo de 2 noites);
Oferta de Jantar de boas-vindas.

Inscrições até 27 Fevereiro 2021
* Desconto earlybird de 10% para inscrições (pagamento 50%) até 27 Fevereiro 2021;
* Desconto de 3% sobre o valor do curso se efetuar pronto pagamento

Inscrições
joana.salgado@cerdeirahomeforcreativity.com
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,915,774