"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Ensaio sobre a Cegueira

Depois da estreia nacional no passado dia 18 de setembro, na programação do ROOF DANCE FESTIVAL, em Lisboa, e apresentação no FIDANC – Festival Internacional de Dança Contemporânea, a nova criação de Nélia Pinheiro “Ensaio sobre a Cegueira”, baseada na obra de José Saramago, inicia um circuito de circulação nacional, que irá terminar em 2022.

24 Out 2020  |  21h30

cineteatro avenida
Avenida G. Humberto Delgado

Ensaio sobre a Cegueira é baseada na obra com o mesmo título de José Saramago, resulta do culminar de um percurso de experimentação coreográfica, em torno do comportamento humano perante situações de crise, violência e isolamento.

Os conflitos interiores, o medo, o individualismo como forma natural de existir, as questões éticas e morais associadas ao comportamento em sociedade, elencam a natureza temática e comportamental dos intérpretes. Em cena, a natureza humana é exposta de forma crua, sem emoção, para suscitar ativação do espetador.

Com um formato próximo da instalação artística, a criação apresenta um exercício coreográfico e teatral sobre o corpo.

Os elementos chave obra de Saramago surgem como indutores da linguagem dramatúrgica, que desenvolve uma metáfora acerca do comportamento humano individual e coletivo, um discurso contemporâneo sobre a condição humana em momentos de crise.

A interpretação está a cargo de 3 bailarinos que desenvolvem um trabalho expressivo sobre as personagens da obra de Saramago. Os figurinos são da autoria de José António Tenente, o desenho de luz estará a cargo de Nuno Meira. O ambiente sonoro resulta de uma criação de Gonçalo Almeida Andrade, desenvolvida no interior da obra pelos intérpretes.

Direção | Coreografia NÉLIA PINHEIRO
Interpretes FÁBIO SIMÕES, GONÇALO ALMEIDA ANDRADE, NÉLIA PINHEIRO
Ambiente Sonoro GONÇALO ALMEIDA ANDRADE
Figurinos JOSÉ ANTÓNIO TENENTE
Cenografia NÉLIA PINHEIRO, RAFAEL LEITÃO
Desenho de Luz NUNO MEIRA
Técnica PEDRO BILOU, FERNANDO DIAS

Produção CDCE 2020
Duração do espetáculo: aproximadamente 60 min, sem intervalo
Classificação maiores de 6 anos de idade

Coprodução CDCE, MUNICÍPIO DE ÉVORA
Uma criação para o Festival Artes à Rua, no âmbito de Évora Cidade candidata a Capital Europeia da Cultura 2027 

Espetáculo produzido pela CDCE.
A CDCE é uma estrutura financiada pela
República Portuguesa –Cultura | Direção Geral das Artes 
A CDCE tem o apoio da Câmara Municipal de Évora
Agenda
Teatro

O Jantar

Botique da Cultura 29 Mar a 4 Abr 2024

Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,971,239