"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Amália - Ditadura e Revolução (A história secreta)

Apresentação do livro de Miguel Carvalho, dia 24 de outubro pelas 17h30, no Teatro São Luiz - Sala Bernardo Sassetti

24 Out 2020  |  17h30

São Luiz Teatro Municipal
Rua António Maria Cardoso, 38, 1200-027 Lisboa

com
Sara Pereira (directora do Museu do Fado)
Nuno Pacheco (jornalista do Público)
Frederico Santiago (investigador musical e responsável pela colecção integral de Amália Rodrigues)

Chamaram-lhe "cantora do regime". Acusada de servir a ditadura e colaborar com a polícia política (PIDE), foi perseguida e ostracizada após 25 de Abril de 1974, reconquistando depois a unanimidade enquanto voz de Portugal no Mundo.

Esta é a história secreta da vida de Amália Rodrigues. Como se relacionou com o Estado Novo e sobreviveu à admiração por Salazar? Como enfrentou a pobreza, seduziu a aristocracia e os intelectuais? Como ajudou presos políticos, cantou poetas proibidos, colaborou com antifascistas e financiou clandestinamente a oposição e o PCP? Como sobreviveu aos boatos, ataques e tentativas de silenciamento no pós-revolução? Como é que os políticos, os músicos, os poetas, a ditadura e a democracia lidaram com a maior cantora portuguesa de sempre?

Amália - Ditadura e Revolução (a história secreta) é uma investigação jornalística que atravessa dois regimes, vários continentes e reúne perto de uma centena de entrevistas e depoimentos exclusivos, gravações inéditas da fadista e de personalidades que com ela conviveram, milhares de páginas de documentos nunca revelados, além de cartas e fotografias desconhecidas da cantora.

24 Out . 17h30
Teatro São Luiz - Sala Bernardo Sassetti
Entrada livre, sujeita à lotação da sala
Distribuição de bilhetes a partir das 13h de dia 23 em bol.pt e na bilheteira física do Teatro (limite de 2 por pessoa)
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,113,984