"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Exposição de Escultura "Cavalo Verde"

A artista Pollyanna Freire (1982, São Paulo, Brasil) apresenta um conjunto de novas obras na segunda exposição individual, intitulada Cavalo Verde, na Módulo - Centro Difusor de Arte, entre 24 de outubro e 21 de novembro de 2020.

24 Out a 21 Nov 2020

Módulo - Lisboa
Calçada dos Mestres, 34 A – 1070-178 Lisboa
Preço
Entrada livre

Sintetizando, pode-se referir que as preocupações que medeiam o trabalho que a artista tem vindo a desenvolver, desde que terminou os estudos no Ar. Co - Centro de Arte e Comunicação Visual, em 2012, persistem sobretudo na relação que a prática de desenho estabelece com a tridimensionalidade e não tanto na relação com a disciplina de escultura. Apesar de se tratarem de objetos tridimensionais que se instalam no espaço expositivo, eles podem ser considerados como pequenas anotações de desenhos, que recorrendo a riscos, linhas, texturas e cores, confrontam o espectador. Tanto na exposição do prémio EDP em 2015, como na primeira exposição individual na Módulo, intitulada Escultura, em 2017, a artista parece expandir os limites do desenho para uma folha tridimensional em que os visitantes são impelidos a fazer parte do projeto expositivo. Considerando as dimensões das peças, a escala doméstica, a manualidade e os variados materiais utilizados os objetos conquistavam o espaço e activavam a sua relação intrínseca e extrínseca.

Desta feita, na presente exposição, a artista para além de depurar algumas das premissas iniciais que norteiam o seu trabalho - as linhas geométricas simplificam-se em ângulos retos; as formas criam sentidos quadrangulares ou rectangulares; as cores sujas tendem para o cinzento e para a neutralidade -, os objetos são inseridos em novos dados - a escala humana dos objetos é reconsiderada na relação direta com o corpo humano; e o jogo de luz e sombra intensifica-se com a volumetria das obras. Nas nove peças individuais e distintas, que são apresentadas em exposição, é possível notar uma certa familiaridade entre elas: as linhas rigorosas, as dimensões
e a cor não vibrante. De facto, com mais atenção se percebe que se tratam de três peças de parede, três peças de chão mais verticais e outras três peças de chão mais horizontais. Ao equilibrar o espaço expositivo com estas pequenas diferenças a artista parece qualificar as suas obras como objetos arquitectónicos abstratos - entre a maquete e a relação com o espaço – que se situam num lugar específico e se relacionam com o espaço e com outros objetos que as circunda. Deste modo, a relação entre bidimensionalidade da folha de papel e tridimensionalidade do espaço expositivo parece situar-se num campo de múltiplas e infinitas possibilidades.

Considerando que a obra da Pollyanna Freire pode residir nas franjas do Minimalismo, Pop, e Abstracionismo, poderá também ser pertinente referir que existe uma intuição não programada, gestual, emocional que está latente nas superfícies e formas inebriantes e promissoras de uma dada realidade sensível. E este será o seu legado…

Outubro 2020
Hugo Dinis
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,933,717