"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Estação Teatral leva novo espetáculo ao Fundão

A peça "A Avenida, de Salazar a Kubitschek" conta com dramaturgia e encenação de Nuno Pino Custódio em co-criação com Joana Poejo, Patricia Raposo, Pedro Fino e Tiago Poiares, a concepção plástica  é da responsabilidade de Patricia Raposo e o desenho de luz de Pedro Fino.

29 Out a 15 Nov 2020

A Moagem - Cidade do Engenho e das Artes
Largo da Estação, 6230-000 Fundão


A ESTE -Estação Teatral estreia no próximo dia 29 de Outubro no Auditório da Moagem no Fundão, a sua 40ª criação, “A Avenida, de Salazar a Kubitschek”. Este novo trabalho da ESTE (o terceiro em tempos suspensos e indefinidos por uma pandemia!) segue todas as normas de segurança da DGS e estará em cena até 15 de Novembro, de segunda a sábado às 21h30 e domingos às 17h00.

A segunda parte da trilogia A Avenida, “De Salazar a Kubitschek”, cobre agora a década de 60 do século XX, numa nova encenação dedicada à emblemática e carismática Avenida da Liberdade, no Fundão. Num trabalho de fôlego, ao longo de três anos, que se articula num tríptico de encenações, a ESTE desenvolve um retrato social e político de um país distante mergulhado em atavismos vários onde o poder central e a igreja governam a seu bel-prazer. Este trata-se de um trabalho de pesquisa que dramaturgicamente a companhia vem designando, ao longo dos últimos anos, de “exercício sobre a não-distância”.

Como se faz acontecer de novo, mas como se fosse a primeira e a última vez, a Avenida que todos percorrem diariamente enquanto artéria central da sua cidade? Se na primeira parte, em 2019, a ESTE homenageou os lojistas e os seus clientes, agora foca-se exclusivamente na vinda do ex-presidente do Brasil Juscelino Kubistchek, o “Presidente Bossa Nova”, à cidade, naquele que foi um desfile presidencial (ou de campanha eleitoral brasileira) que visou essencialmente provocar o Estado Novo... e trouxe, logo a seguir, consequências para alguns sectores da sociedade, principalmente o Jornal do Fundão. O que significou em 12 de Janeiro de 1963 a insuspeita cidade do Fundão gritar a plenos pulmões pela Avenida Salazar, através de uma multidão nunca ali vista, como se não houvesse amanhã, “Brasil! Brasil! Brasil! Brasil!”? Num fundo de cores cinzentas irrompe insuspeitamente o verde, azul e amarelo...

Agenda
Festivais

Futuros da Liberdade 2024

Mala, Oficina das Artes da Ajuda, Jardim das Damas, Pavilhão Multiusos da Ajuda, Mercado da Ajuda 18 Abr a 21 Abr 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,872,304